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Tipo: Dissertação
Título: Da economia política à educação: análise do projeto da Fundação Lemann
Autor(es): Alves, Danillo Marchesano Ramos
Primeiro Orientador: Martins, André Silva
Membro da banca: Nozaki, Hajime Takeuchi
Membro da banca: Santos, Fabiano Antonio dos
Resumo: A pesquisa que segue tem como objeto de análise a Fundação Lemann, norteada pela seguinte questão: “Qual é a função da Fundação Lemann na atual configuração das relações de poder no capitalismo brasileiro e em que consiste o seu projeto de educação?”. O objetivo será analisar o projeto de educação política da Fundação Lemann, buscando apreender a sua função político-econômica na sociedade brasileira, especialmente no que tange à educação escolar. Para isso, buscar-se-á revelar as múltiplas relações e representações de Jorge Paulo Lemann no mundo e construí-las conceitualmente para montarmos o que denominaremos Complexo Lemann. Consequentemente, para que o Complexo se fundamente será preciso realizar uma investigação socio-histórica do “mundo de Lemann”. Destarte, criar-se-ão ferramentas capazes de apreender o nosso objeto em sua multiplicidade e riqueza, estudando-o em suas minúcias. Neste último ponto serão estudados e elencados os movimentos concretos realizados pela Fundação, a saber: a) Brazil Conference; b) a escola de liderança da Fundação (Lemann Fellow) e a sua rede de conexão (Lemann Fellowship); c) os programas da Fundação Lemann sobre o ensino público; d) a participação da Fundação na construção da BNCC; e e) a lógica do empreendedorismo disseminada, defendida e estudada pela Fundação através de seu Lemann Center.
Abstract: La siguiente investigación tiene como objeto de análisis la Fundación Lemann, norteada por la siguiente cuestión: “¿Cuál es la función de la Fundación Lemann en la actual configuración de las relaciones de poder en el capitalismo brasileño y en qué consiste su proyecto de educación?”. El objetivo será de analizar el proyecto de educación política de la Fundación Lemann, buscando aprehender su función político-económica en la sociedad brasileña, especialmente en lo que atañe a la educación escolar. Para eso, será necesario revelar las múltiples relaciones y representaciones de Jorge Paulo Lemann en el mundo y construirlas conceptualmente para montarnos lo que denominaremos Complejo Lemann. Consecuentemente, para que el Complejo se fundamente será necesario realizar una investigación socio-histórica del “mundo de Lemann”. De esta manera, se crearán herramientas capaces de aprehender nuestro objeto en su multiplicidad y riqueza, estudiándolo en sus minucias. En este último punto serán estudiados y listados los movimientos concretos realizados por la Fundación, a saber: a) Brazil Conference; b) la escuela de liderazgo de la Fundación (Lemann Fellow) y a su red de conexión (Lemann Fellowship); c) los programas de la Fundación sobre la enseñanza pública; d) la participación de la Fundación en la construcción de la BNCC; e e) la lógica del emprendedorismo diseminada, defendida y estudiada por la Fundación a través de su Lemann Center.
Palavras-chave: Neoliberalismo.
Fundación Lemann.
Emprendedorismo.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11741
Data do documento: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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