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dc.contributor.advisor1Cury, Alexandre Abrahão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092810690505352pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Flávio de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3967943593612229pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Leonardo Goliatt da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030707448549156pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Cláudio José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorNunes, Lorena Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3027529566603077pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-24T19:54:26Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T19:54:26Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11718-
dc.description.abstractEngineering structures are often subject to changes in their dynamic properties due to various factors such as deterioration of construction due to time of use, the lack of maintenance, adverse environmental and operational effects, unexpected loads, structural reinforcement procedures, among others. In most cases, these modifications may be associated with structural damage. Continuous monitoring of the dynamic behavior of a structure makes it possible to investigate and analyze changes to ensure their integrity, ensuring greater comfort and safety for users and enabling more effective repair and maintenance actions, directly impacting the reduction of operating costs. For such, monitoring systems must have computational tools able to evaluate the acquired information in real time and continuously. In this dissertation, a new approach based on the direct analysis of acceleration measurements to detect structural damage and modifications using computational intelligence techniques is presented. The approach is to use together supervised (RNA) and unsupervised (k-means) classification methods to construct a hybrid classifier. The goal is to detect not only known damage states but also unidentified structural states. The idea is thus to allow the real-time monitoring of structural integrity, providing answers automatically and continuously, based only on vibrational testing environments with the structure in operation. To attest to the robustness of this approach, data from numerical simulations and experimental tests performed in the laboratory and in situ are used. The results show promising performance of the proposed methodologypt_BR
dc.description.resumoAs estruturas de engenharia estão frequentemente sujeitas a alterações em suas propriedades dinâmicas por conta de diversos fatores, tais como a deterioração da construção devido ao tempo de uso, a falta de manutenção, os efeitos ambientais e operacionais adversos, os carregamentos inesperados, os procedimentos de reforço estrutural, entre outros. Na maioria dos casos, essas modificações podem estar associadas a danos estruturais. O monitoramento contínuo do comportamento dinâmico de uma estrutura possibilita a investigação e a análise de alterações com o objetivo de assegurar sua integridade, garantindo maior conforto e segurança aos usuários, além de possibilitar ações mais eficazes de reparo e manutenção, impactando diretamente na redução dos custos operacionais. Para tanto, sistemas de monitoramento devem dispor de ferramentas computacionais aptas a avaliar as informações adquiridas em tempo real e continuamente. Nesta dissertação, uma nova abordagem baseada na análise direta de medições de aceleração para detectar danos e modificações estruturais utilizando técnicas de inteligência computacional é apresentada. A abordagem consiste na utilização em conjunto de métodos de classificação supervisionados (RNA) e não supervisionados (k-means) para a construção de um classificador híbrido. O objetivo é detectar não apenas estados de dano já conhecidos, mas também estados estruturais que ainda não foram identificados. A ideia é permitir, dessa forma, o monitoramento da integridade estrutural em tempo real, provendo respostas de forma automática e contínua, baseando-se apenas em testes vibracionais ambientes com a estrutura em operação. Para atestar a robustez dessa abordagem, dados oriundos de simulações numéricas e de ensaios experimentais realizados em laboratório e in situ são utilizados. Os resultados obtidos demonstram desempenho promissor da metodologia proposta.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectModificações estruturaispt_BR
dc.subjectDetecção de danospt_BR
dc.subjectClassificador híbridopt_BR
dc.subjectStructural modificationspt_BR
dc.subjectDamage detectionpt_BR
dc.subjectHybrid sorterpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleDetecção de dano em estruturas baseada em técnicas de aprendizado híbridopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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