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Tipo: Dissertação
Título: Fatores determinantes da evasão nos cursos técnicos do PRONATEC da SECITECI de Mato Grosso no eixo ambiente e saúde 2017 - 2019
Autor(es): Possamai, Fátima Araujo Barbosa
Primeiro Orientador: Castro, Maria Cristina Drumond e
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Castro, Vanessa Gomes
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), versa sobre a evasão nos cursos do Pronatec desenvolvidos pela Seciteci de Mato Grosso, ofertados no âmbito do Mediotec. O objetivo foi investigar os fatores que influenciam a evasão escolar nos cursos do eixo ambiente e saúde do Mediotec, desenvolvidos pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, e como a escola pode lidar com o enfrentamento do problema, com vistas ao desenvolvimento de ações que atenuem esse fenômeno. Na trajetória de oferta do Pronatec pela Seciteci, a evasão nos cursos tem se tornado um desafio para os gestores e equipes, que chegam a enfrentar um percentual maior que 50%, conforme diagnosticado em três dos cinco cursos analisados. Tal realidade reforça a necessidade de investigar os motivos que desencadeiam o alto índice de evasão apresentado. Desse modo, esta pesquisa teve o propósito de responder aos seguintes questionamentos: quais fatores influenciam a evasão dos alunos nos cursos do Pronatec da Seciteci, desenvolvidos pela ETE de Cuiabá no eixo ambiente e saúde? E como a escola pode propor estratégias de enfrentamento do problema a fim de reduzir as altas taxas de evasão presentes no programa? Como objetivos específicos, buscou-se descrever como tem sido implementado o Pronatec e as ações realizadas pela equipe para evitar a evasão; analisar as percepções dos diferentes atores envolvidos no programa sobre o fenômeno investigado; estabelecer relação entre os principais motivos para a evasão escolar; e elaborar um plano de ações para o enfrentamento do fenômeno. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com escolha do estudo de caso, com vistas a compreender o fenômeno da evasão segundo a perspectiva dos alunos, gestores e professores. Para tanto, optou-se pela aplicação de questionários aos alunos e por entrevistas semiestruturadas, realizadas com os demais participantes. Os resultados apontaram que a evasão, nos referidos cursos, está relacionada tanto aos aspectos internos como externos à instituição. Destacam-se as questões relacionadas ao emprego e a incompatibilidade entre trabalho e estudos, assim como motivos relacionados às aulas excessivamente teóricas, a grande quantidade de atividades propostas pela escola e as condições de acesso à escola e segurança precários. Tendo como parâmetro o diagnóstico realizado, propôs-se um PAE com ações de intervenção que aprimorem as iniciativas que já vêm sendo efetuadas pela escola e incidam na efetiva diminuição da evasão nos cursos do Pronatec da Seciteci.
Abstract: The present dissertation was conducted within the scope of the Professional Master’s course in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It focuses on the evasion phenomena found in Pronatec courses developed by Secteci from Mato Grosso, which are offered in Mediotec instance. This study aims to investigate the factors related to this evasion focusing on the courses about environment and health from Mediotec. Those courses are taught at the State Technical School (ETE) from Cuiabá. When investigating the problematic, the research also tries to comprehend the strategies adopted by the school to face the problem. Through this understanding, there can be found more efficient actions directed to it. The history of Pronatec courses offered by Seciteci shows that evasion has become a challenge for managers and teams, as there are found quantitatives higher than 50%, as state diagnoses from three of five analysed courses. This reality reinforces the need of investigating the reasons for this high indice. So, this research aimed answering the following questions: (1) which factor influence evasion from students in the analysed courses?; and (2) how can the school propose strategies to face the problem aiming reducing the high quantitatives of evasion at the program?. As specific objectives, the study also focused on: (a) describing how has Pronatec being implemented, and also the actions developed by the team to avoid evasion; (b) analysing the perceptions about the investigated problem of different actors involved in the program; (c) establishing relationships between the main reasons for school evasion; (d) elaborating a plan of actions to solve the phenomena. The chosen methodology was a qualitative case study. Through it, it is possible to understand the evasion reality according to the perspectives of students, managers and professors. To do so, there were applied questionnaires to students and also semi structured interviews to other participants. Results point out that evasion in the analysed courses are related to internal and external aspects regarding the institution. It is possible to highlight aspects related to employment and incompatibility between work and studies, besides motivational factors, such as class too theoretical; high amount of proposed activities; and also precarious conditions of access and security. Using the diagnosis made as parameter, it is proposed an Action Plan with actions for improving the reality, in a way that evasion can be diminished.
Palavras-chave: Evasão
Pronatec
Seciteci de Mato Grosso
Evasion
Pronatec
Seciteci from Mato Grosso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11710
Data do documento: 3-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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