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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosangela Veiga Júlio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.creatorSilva, Roberta Prestes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1545682860269022pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T03:21:41Z-
dc.date.available2020-09-17-
dc.date.available2020-09-18T03:21:41Z-
dc.date.issued2018-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11698-
dc.description.abstractThe following research was developed in the range of the Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). This dissertation will discuss how is the educational treatment of the young and adults illiterates at the Amazonas State. The main purpose of this study is to analyze the educational policies' actions in the Amazonas State, based on the Brazillian Literacy Program. This research is important to understand how is the literacy process of the young and adults in this place. To do so, it was chosen as methodology the case study and bibliographic research, based on the work of José Luiz Belo 1993), Vanilda Paiva (1990), Paola Scortegagna et al (2006), Marta Rodrigues (2011), Paulo Freire (1985), Moacir Gadotti(2008/2014), Alair Miranda (2003), and others. Those authors debate about the Youngs and Adults' Literacy, focusing on the need to build public policies directed to this public. The research showed the regional difficulties and the need to think about a public policy that considers the characteristics of this state. The study also demonstrated that to this specific public and region, the capillarity is a requirement that has to be explored to guarantee access. In face of those elements, it was proposed an educational action plan (EAP), with the purpose of allowing the implementation of a State Educational Public Policy to the young and adults illiterates, through SEDUC/AM.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional (Mestrado Profissional) em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o atendimento educacional ao público de jovens e adultos analfabetos no Amazonas, considerando o que é executado pelo Programa Federal Brasil Alfabetizado (PBA) e o que é ofertado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste estudo foi analisar ações programáticas inerentes às políticas educacionais para a alfabetização de adultos no Estado do Amazonas, com base no Programa Brasil Alfabetizado. Justifica-se a importância deste estudo para compreender como acontece o processo da Educação de Jovens e Adultos no cenário educacional do Amazonas, por meio de ações no âmbito estadual e federal. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso descritivo. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual teve como aporte teórico documentos inerente ao problema, bem como trabalhos de autores como José Luiz Belo (1993), Vanilda Paiva (1990), Paola Scortegagna et al (2006), Marta Rodrigues (2011), Paulo Freire (1985), Moacir Gadotti (2008/2014), Alair Miranda (2003), dentre outros. Tais estudiosos discorrem sobre a Educação de Jovens e Adultos e a sua historicidade, evidenciando a necessidade da construção e/ou ampliação de políticas públicas educacionais direcionadas para esse segmento da Educação Básica. Tendo como base os trabalhos bibliográficos e a sua relação com o PBA, por ser a política mais abrangente de atendimento ao público analfabeto, a pesquisa mostrou as dificuldades regionais e a necessidade de se pensar em uma política pública de alfabetização de adultos que leve em consideração as características próprias do estado. Evidenciou-se ainda que, para um público com características regionais e geográficas como a população em estudo, a capilaridade é um requisito que precisa ser explorado para garantir o acesso. Frente a esses elementos críticos, foi proposto um plano de ação Educacional (PAE), a fim de possibilitar a implementação de uma Política Pública Educacional Estadual de atendimento aos analfabetos com 15 anos ou mais, por meio da SEDUC/AM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectPrograma Brasil alfabetizadopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de alfabetização de adultospt_BR
dc.subjectAdults literacypt_BR
dc.subjectBrazilian literacy programpt_BR
dc.subjectPublic policies for adults literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção de uma política de alfabetização de adultos para o Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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