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Clase: Dissertação
Título : Enteroparasitoses: o aluno como protagonista das ações de saúde - uma proposta pedagógica
Autor(es): Souza, Daniela Rodrigues de
Orientador: Machado de Assis, Girley Francisco
Miembros Examinadores: Silva, Jaqueline Carla Valamiel Oliveira e
Miembros Examinadores: Gomides, Antônio Frederico de Freitas
Resumo: As enteroparasitoses constituem um sério problema de saúde pública em escala global, atingindo principalmente as populações de regiões mais carentes podendo causar sérios prejuízos à saúde. A sua distribuição está associada à escassez de saneamento básico, sendo mais prevalentes em populações com baixo nível de escolaridade. Neste contexto, orientar a população quanto aos modos de transmissão, profilaxia e controle é de suma importância para a conscientização e consequentemente redução do número de casos. Atualmente este assunto é abordado no ensino de Biologia de uma maneira rápida e resumida com apenas informações descontextualizadas que não proporciona ao aluno uma reflexão global sobre os parasitos e o meio em que se inserem. Diante disto, este trabalho sugere maneiras de inserir os estudantes de Ensino Médio como protagonistas de ações de educação em saúde, para que estes atuem de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem sobre enteroparasitoses, produzindo materiais didáticos diversificados eapresentando essa temática para a escola e sua comunidade. Esta proposta pedagógica busca a construção do conhecimento de maneira contextualizada, favorecendo um ensino significativo. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001.
Resumen : Enteroparasitosis is a serious public health problem on a global scale, affecting mainly the populations of poorer regions and can cause serious damage to health. Its distribution is associated with the scarcity of basic sanitation, being more prevalent in populations with low educational level. In this context, guiding the population on the modes of transmission, prophylaxis and control is of paramount importance for raising awareness and consequently reducing the number of cases. Currently this subject is approached in the teaching of Biology in a quick and summarized way with only decontextualized information that does not provide the student with a global reflection on the parasites and the environment in which they are inserted. Given this, this work suggests ways of inserting high school students as protagonists of health education actions, so that they act actively in the teaching-learning process about enteroparasitosis, producing diverse didactic materials and presenting this theme to the school and your community. This pedagogical proposal seeks to build knowledge in a contextualized way, favoring meaningful teaching. This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - FinancingCode 001.
Palabras clave : Educação em saúde
Ensino de biologia
Protagonismo estudantil
Enteroparasitoses
Health educatio
Biology teaching
Student protagonism
Intestinal parasitoses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11686
Fecha de publicación : 26-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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