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Tipo: Dissertação
Título: Verbete de dicionário em sala de aula: ampliação lexical guiada pela reflexão sobre os temas morte e vida
Autor(es): Carrara, Bianca de Souza
Primeiro Orientador: Sigiliano, Natália Sathler
Membro da banca: Silva, Adriana da
Membro da banca: Bronzato, Lucilene Holtz
Resumo: Sob a perspectiva da Análise Linguística (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013) e dos gêneros textuais para leitura, compreensão e produção de textos (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; COSTA-HÜBES, 2012), o presente trabalho versa sobre o ensino de Língua Portuguesa, destacando a importância do verbete em sala de aula. Pautando-se na concepção sociointeracionista de linguagem (BAKHTIN, 1997; KOCH; ELIAS, 2015), em ação interventiva de sala de aula é apresentada proposta reflexiva de ensino de Língua Portuguesa, instigando o uso de estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) e o uso do dicionário dentro do contexto escolar de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com finalidade de ampliar o repertório lexical dos alunos, bem como de despertar reflexões sobre a ampliação desse repertório. Para tanto, é empregada a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985; ENGEL, 2000; TOLEDO; JACOBI, 2013), em que, pautando-se em um problema, reflete-se e promovem-se ações interventivas que possam alterar o processo ensino-aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa, adotando um recorte temático proveniente da própria realidade escolar, o qual diz respeito aos temas morte e vida. Desse modo, as ações planejadas para este trabalho interventivo visam a oportunizar reflexões linguísticas sobre diversos gêneros textuais que dialogam com os temas supracitados, os quais favorecerão a ampliação do conhecimento do léxico aplicado ao uso. Com o intuito de favorecer a prática de Análise Linguística e contribuir para a ampliação de repertório lexical dos estudantes, o trabalho com o gênero verbete e o uso do dicionário assumem foco reiterado, de forma vinculada à leitura, à compreensão e à produção de textos, contribuindo para a capacidade de compreensão e de uso de novas palavras.
Abstract: Adopting a perspective that brings together Linguistic Analysis (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013) and Textual Genres (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; COSTA-HÜBES, 2012), the present work approaches Portuguese language teaching by highlighting the importance of the entry genre in the classroom. Based on the sociointeractionist conception of language (BAKHTIN, 1997); KOCH; ELIAS, 2015), an interventional action in the classroom is proposed, together with the corresponding teaching materials, which instigates the use of reading strategies (SOLÉ, 1998) as well as that of the dictionary within the school context of an elementary school class. The action aims to increase the lexical repertoire of students, as well as to trigger considerations about the expansion of this repertoire. To achieve that, the research- in-action methodology is employed (THIOLLENT, 1985; ENGEL, 2000; TOLEDO; JACOBI, 2013), in which, based on the consideration of a problem, one promotes interactive actions that can be used as a method for Portuguese language teaching, in this case, approaching the life and death theme. Thus, the actions planned for this project aim to provide linguistic reflections on different textual genres that relate to the themes mentioned above, favouring the expansion of lexical knowledge. In order to promote the practice of Linguistic Analysis and contribute to the expansion of the students' lexical repertoire, working with the entry genre the dictionary is the focus, in a way linked to text reading, comprehension and production, contributing to their ability to understand and use new words.
Palavras-chave: Análise linguística
Gêneros textuais
Repertório lexical
Linguistic analysis
Textual genres
Lexical repertoire
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11631
Data do documento: 13-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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