https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11631
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
biancadesouzacarrara.pdf | PDF/A | 3.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
biancadesouzacarrara-cadernoanexo.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Verbete de dicionário em sala de aula: ampliação lexical guiada pela reflexão sobre os temas morte e vida |
Autor(es): | Carrara, Bianca de Souza |
Orientador: | Sigiliano, Natália Sathler |
Miembros Examinadores: | Silva, Adriana da |
Miembros Examinadores: | Bronzato, Lucilene Holtz |
Resumo: | Sob a perspectiva da Análise Linguística (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013) e dos gêneros textuais para leitura, compreensão e produção de textos (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; COSTA-HÜBES, 2012), o presente trabalho versa sobre o ensino de Língua Portuguesa, destacando a importância do verbete em sala de aula. Pautando-se na concepção sociointeracionista de linguagem (BAKHTIN, 1997; KOCH; ELIAS, 2015), em ação interventiva de sala de aula é apresentada proposta reflexiva de ensino de Língua Portuguesa, instigando o uso de estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) e o uso do dicionário dentro do contexto escolar de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com finalidade de ampliar o repertório lexical dos alunos, bem como de despertar reflexões sobre a ampliação desse repertório. Para tanto, é empregada a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985; ENGEL, 2000; TOLEDO; JACOBI, 2013), em que, pautando-se em um problema, reflete-se e promovem-se ações interventivas que possam alterar o processo ensino-aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa, adotando um recorte temático proveniente da própria realidade escolar, o qual diz respeito aos temas morte e vida. Desse modo, as ações planejadas para este trabalho interventivo visam a oportunizar reflexões linguísticas sobre diversos gêneros textuais que dialogam com os temas supracitados, os quais favorecerão a ampliação do conhecimento do léxico aplicado ao uso. Com o intuito de favorecer a prática de Análise Linguística e contribuir para a ampliação de repertório lexical dos estudantes, o trabalho com o gênero verbete e o uso do dicionário assumem foco reiterado, de forma vinculada à leitura, à compreensão e à produção de textos, contribuindo para a capacidade de compreensão e de uso de novas palavras. |
Resumen : | Adopting a perspective that brings together Linguistic Analysis (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013) and Textual Genres (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; COSTA-HÜBES, 2012), the present work approaches Portuguese language teaching by highlighting the importance of the entry genre in the classroom. Based on the sociointeractionist conception of language (BAKHTIN, 1997); KOCH; ELIAS, 2015), an interventional action in the classroom is proposed, together with the corresponding teaching materials, which instigates the use of reading strategies (SOLÉ, 1998) as well as that of the dictionary within the school context of an elementary school class. The action aims to increase the lexical repertoire of students, as well as to trigger considerations about the expansion of this repertoire. To achieve that, the research- in-action methodology is employed (THIOLLENT, 1985; ENGEL, 2000; TOLEDO; JACOBI, 2013), in which, based on the consideration of a problem, one promotes interactive actions that can be used as a method for Portuguese language teaching, in this case, approaching the life and death theme. Thus, the actions planned for this project aim to provide linguistic reflections on different textual genres that relate to the themes mentioned above, favouring the expansion of lexical knowledge. In order to promote the practice of Linguistic Analysis and contribute to the expansion of the students' lexical repertoire, working with the entry genre the dictionary is the focus, in a way linked to text reading, comprehension and production, contributing to their ability to understand and use new words. |
Palabras clave : | Análise linguística Gêneros textuais Repertório lexical Linguistic analysis Textual genres Lexical repertoire |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11631 |
Fecha de publicación : | 13-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons