Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11598
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabiojuniorlimademetrio.pdfPDF/A2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857136891942271pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Iverson Geraldo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7492115535106267pt_BR
dc.creatorDemétrio, Fábio Júnior Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111890494814095pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T12:30:48Z-
dc.date.available2020-08-13-
dc.date.available2020-08-13T12:30:48Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11598-
dc.description.abstractThis dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education at the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case studied analyzed the management practices adopted within the scope of a State School of Professional Education (EEEP), which has, over the years, presented expressive results in external evaluations. Initially, the origins of professional education in Brazil and Ceará were revisited, focusing on external evaluations such as the National High School Examination (Enem), the Basic Education Development Index (IDEB) and the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Spaece) to seek to understand the relevance of these factors to the object of this study. Then, the school and its main results were presented in external evaluations until receiving the Management Award, in the highlight category, in 2017. In the second chapter, the factors that can be considered to determine the effectiveness of a school were addressed, such as: the system selection of students, the full-time regime and the hiring of common base teachers on a 40-hour basis. Then, the methodological path of the research and the analysis of the questionnaires were traced in the light of the ideas of Libâneo (2008), Lück (2009), Paro (2006), Polon (2011), Souza (2009) and Vicente (2004) whose answers demonstrated that the school has a PPPE strongly internalized by teachers and adopts management practices that have generated good results. In the third chapter, we systematize the management practices adopted by the school through the PAE in order that the reflections, treated in this study, can serve as a contribution to other professionals or researchers interested in this theme.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão aqui presente traz a análise das práticas gestoras adotadas no âmbito de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), que vem, ao longo dos anos, apresentando resultados expressivos em avaliações externas. Inicialmente, no segundo capítulo do trabalho, são revisitadas as origens da educação profissional no Brasil e no Ceará, focando nas avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Sistema Permanente de Avaliação do estado do Ceará (Spaece), para buscar compreender a relevância destes fatores para o objeto deste estudo. Em seguida, são apresentados a escola e seus principais resultados em avaliações externas, até o recebimento do Prêmio Gestão, na categoria destaque, em 2017. No terceiro capítulo são abordados os fatores que podem ser considerados para determinar a eficácia de uma escola, como: o sistema de seleção de alunos e o regime de tempo integral e a contratação de professores da base comum em um regime de 40 horas. Em seguida é traçado o percurso metodológico da pesquisa e a análise dos questionários, iluminados por Libâneo (2008), Lück (2009), Paro (2006), Polon (2011), Souza (2009) e Vicente (2004). As respostas dos atores escolares demonstram que a escola tem um Projeto Político Pedagógico Escolar fortemente internalizado pelos professores e adota práticas gestoras que têm gerado bons resultados. No quarto capítulo, sistematizamos as práticas gestoras adotadas pela escola com a apresentação de um Plano de Ação Educacional, com o intuito de que as reflexões tratadas neste estudo possam servir como contribuição para outros profissionais ou pesquisadores que se interessem por esta temática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPráticas gestoraspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectManagement practicespt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas gestoras em uma Escola Estadual de Educação profissional do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons