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dc.contributor.advisor1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130544534089754pt_BR
dc.contributor.referee1Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3548544092396390pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Fabrício Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9018619096429873pt_BR
dc.creatorMoraes, Rafael de Castro Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T15:13:29Z-
dc.date.available2019-12-12-
dc.date.available2020-03-05T15:13:29Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11522-
dc.description.abstractStrategy are very important for studies in the companies in general, whether in a large or small company. Strategic thinking translates into an ability to anticipate events and structure to maintain long-term survival of organizations. Given the relevance of strategies to organizations, this study seeks to present how the process of strategy formation occurs in a small company. To this end, a qualitative research was conducted, based on the case study of the company Mister Carnes, which operates in the meat retailer, in the city center of Juiz de Fora, in the state of Minas Gerais. To collect the data, we used bibliographic analysis and semi-structured interviews with the small business owner. The results of the interviews were presented in a structured manner based on the periods of the company's history and the theoretical framework of the work. For each period, the main events affecting the business were described and the strategic actions resulting from the entrepreneur's decisions were identified. These results were analyzed according to the theoretical framework of the work. The main results of the research show that the strategy formation process in the company has always been informal, since the owner did not use any strategic management method or did any formal planning. However, the decision-making process has always been conscious, demonstrating that the entrepreneur has strategic thinking ability, being able to implement strategic actions that allowed the success of the business over the twenty-six years of the venture's existence.pt_BR
dc.description.resumoA estratégia é de fundamental importância para as organizações, seja em uma grande ou pequena empresa. Ter um pensamento estratégico traduz uma capacidade de antecipar eventos e se estruturar para manter a sobrevivência das organizações a longo prazo. Diante da relevância das estratégias para as organizações, este estudo busca apresentar como ocorre o processo de formação de estratégia em uma pequena empresa. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso da empresa Mister Carnes, que atua no ramo varejista de carnes, no centro da cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. Para coletar os dados, foram utilizadas análises bibliográficas e entrevistas semiestruturadas com o proprietário da pequena empresa. Os resultados das entrevistas foram apresentados de forma estruturada com base nos períodos da história da empresa e no referencial teórico do trabalho. Para cada período, foram descritos os principais acontecimentos que afetaram o negócio e identificadas as ações estratégicas, decorrentes das decisões do empresário. Estes resultados foram analisados de acordo com o referencial teórico do trabalho. Os principais resultados da pesquisa demonstram que o processo de formação de estratégias na empresa sempre foram informais, visto que o proprietário não usou nenhum método de gestão estratégica ou realizou algum tipo de planejamento formal. Entretanto, o processo de tomada de decisão sempre foi consciente, demonstrando que o empresário tem capacidade de pensamento estratégico, conseguindo implementar ações estratégicas que permitiram o sucesso do negócio ao longo dos vinte e seis anos de existência do empreendimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectFormulação de estratégiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO processo de formulação da estratégia em pequenas empresas: o caso do açougue mister carnespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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