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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A formação de alianças como estratégia para obtenção de vantagem competitiva: um estudo de caso sobre o arranjo produtivo local das cervejarias de Juiz de Fora - MG
Author: Paula, Elaine Aparecida de
First Advisor: Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi
Referee Member: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Santiago, Cássia Viviani Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como os empreendimentos cervejeiros de Juiz de Fora/MG podem alcançar uma vantagem competitiva por meio de uma aliança estratégica caracterizada por um Arranjo Produtivo Local (APL), e quais os desafios presentes nesta iniciativa. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa-descritiva cujo método é um estudo de caso e os instrumentos de coleta utilizados foram análise documental e entrevistas com cinco agentes do APL, sendo estes divididos em três blocos de atuação: cervejarias, representadas pelas cervejarias São Bartolomeu e Escola Mirante; órgãos de fomento, pela Prefeitura de Juiz de Fora e pelo Sebrae / MG; por fim, fornecedores, representada pela Iruam Máquinas e Equipamentos. O resultado da pesquisa sugere a institucionalização da União Cervejeira da Zona da Mata (UNICERVA) como um fator chave para o desenvolvimento do APL e para a obtenção de vantagem competitiva; reconhece a necessidade da realização de um trabalho de comunicação para divulgar a cultura cervejeira do município de Juiz de Fora e região; e reitera a importância do apoio mútuo entre entidades, órgãos de promoção e desenvolvimento, além das próprias cervejarias, visando alavancar a produtividade e gerar competitividade.
Abstract: This paper aims to analyze how the breweries from Juiz de Fora / MG can achieve a competitive advantage through a strategic aliance characterized by a Local Productive Arrangement (LPA), and what are the challenges present in this initiative. To achieve this objective, a qualitative-descriptive research was performed, which is a case study method and the collection instruments used for document analysis and interviews with five LPA agents, which are divided into three blocks: breweries, represented São Bartolomeu and Escola Mirante breweries; development agencies, by the City of Juiz de Fora and by Sebrae / MG; Finally, suppliers, represented by Iruam Machinery and Equipment. The research result suggests the institutionalization of the União Cervejeira da Zona da Mata - UNICERVA - (Zona da Mata Brewing Union) as a key factor for the development of the LPA and for obtaining competitive advantage; recognizes the need to carry out a communication work to spread the beer culture of Juiz de Fora and it's region and reiterates the importance of mutual support between entities, promotion and development agencies, as well as the breweries themselves, aiming to leverage productivity and generate competitiveness.
Keywords: Arranjo produtivo local
Estratégia competitiva
Cadeia produtiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11517
Issue Date: 3-Dec-2019
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