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dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Lilian Alfaia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858121684844958pt_BR
dc.contributor.referee2Barra, Geraldo Magela Jardim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235392298713213pt_BR
dc.contributor.referee3Duque, Luciano Polisseni-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3692245630704928pt_BR
dc.creatorTeixeira, Vinicius Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9984525800705765pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:26:53Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T13:26:53Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11467-
dc.description.abstractThe globalization process has generated changes in trade relations between countries, bringing markets closer together and demanding increasingly efficient transport logistics. In this context, land transport by means of containers in the countries became a differential for the effective participation in the commercial activities in the world market. In this way, it becomes imperative to observe the regional characteristics and the availability of modalities of transportation to reach the most efficient solution of flow for each company. In this perspective, the objective of this research was to describe and analyze the role of intermodality in land transportation of import and export containers, in the southeast region of Brazil, through the perception of professionals in the logistics area. For this, we interviewed professionals from various segments involved in the search for logistics solutions for transportation. In addition, to meet the objective, data were collected from the DataLiner database on container transportation in the southeast region in 2017. Data analysis was conducted based on the theoretical framework adopted for the study and fram the explanatory construction technique. It was possible to verify that the intermodal solution is a differentiated alternative, even though it does not have a great representativity in the transportation of containers in the region in the studied period. Justified by difficulties such as lack of knowledge about its implementation and control, alignment with business strategy, possible supply chain constraints, the challenges of using specialized logistics operators, regional infrastructure constraints and the tradition and competitiveness of the by road.pt_BR
dc.description.resumoO processo de globalização gerou alterações nas relações comerciais entre os países, aproximando os mercados e exigindo uma logística de transporte cada vez mais eficiente. Nesse contexto, o transporte terrestre por meio de contêineres nos países tornou-se essencial para a participação efetiva nas atividades comerciais no mercado mundial. Desta forma, é imperativo observar as características regionais e a disponibilidade de modalidades de transporte para alcançar a solução de escoamento mais eficiente para cada empresa. Sob este prisma, o objetivo desta pesquisa foi o de descrever e analisar o papel da intermodalidade no transporte terrestre de contêineres de importação e exportação, na região sudeste brasileira, por meio da percepção de profissionais atuantes na área de logística. Para isso, entrevistou-se profissionais de diversos segmentos envolvidos na busca de soluções logísticas de transportes. Além disso, para cumprir o objetivo, foram coletados dados oriundos da base DataLiner sobre o transporte de contêineres na região sudeste no ano de 2017. A análise de dados foi direcionada à luz do referencial teórico adotado para o estudo a partir da técnica de construção de explicação. Foi possível, então, constatar que a solução intermodal é uma alternativa diferenciada, mesmo que ainda não tenha grande representatividade no transporte de contêineres na região sudeste durante o período estudado. Inferiu-se que tal representatividade reduzida deveu-se a dificuldades como a falta de conhecimento sobre sua implantação, o alinhamento com a estratégia das empresas, limitações inerentes à própria cadeia de suprimentos, os desafios de utilização de operadores logísticos especializados, as restrições de infraestrutura regionais e a tradição e competitividade do modal rodoviário.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectIntermodalidadept_BR
dc.subjectContêinerpt_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectIntermodalitypt_BR
dc.subjectContainerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO papel da intermodalidade no transporte terrestre de contêineres de importação e exportação na região sudeste brasileira: a percepção de profissionais atuantes na área de logísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Administração



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