Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1146
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flaviaguimaraeshenriques.pdf651.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Consciência fonológica: dimensionalidade e precisão de classificação do risco/não risco de dificuldade de leitura e de escrita
Author: Henriques, Flávia Guimarães
First Advisor: Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo
Referee Member: Cardoso-Martins, Cláudia
Referee Member: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Resumo: Os objetivos do presente estudo foram: 1) realizar uma revisão da literatura dos estudos que investigaram a precisão com que medidas de consciência fonológica (CF) classificam indivíduos como estando em risco ou não estando em risco de apresentar dificuldade de leitura/escrita; 2) avaliar a dimensionalidade da CF em falantes do português brasileiro; e 3) verificar a precisão de classificação do risco/não risco de dificuldade de leitura/escrita de diferentes medidas de CF. Os resultados da revisão da literatura evidenciaram, de uma forma geral, que as diferentes medidas de CF, quando analisadas isoladamente foram ruins ou razoáveis em classificar as crianças como em risco/sem risco de dificuldade de leitura/escrita. Duzentas e treze crianças foram avaliadas através de diferentes tarefas de CF quando estavam no último ano da Educação Infantil e, aproximadamente, um ano depois, foram avaliadas através de uma medida de leitura e uma medida de escrita. Resultados de Análises Fatoriais evidenciaram que as diferentes medidas de CF avaliam um construto predominantemente unidimensional e análises da curva ROC indicaram que duas medidas compostas de CF mostraram-se razoáveis para classificar as crianças como tendo ou não tendo risco de dificuldade de leitura ou de escrita, apresentando áreas sob a curva em torno de 0,75.
Abstract: The aims of this study were: 1) to present a literature review of studies about the precision of phonological awareness measures to classify individuals as being or not at risk of presenting difficulties in reading or writing; 2) to evaluate the dimensionality of phonological awareness in Brazilian Portuguese speakers; and 3) to verify the classification accuracy of the risk/no risk of difficulty in reading and writing from different measures of phonological awareness. In general, among the reviewed studies, phonological awareness measures varied from poor to reasonable in reading/writing risk classification accuracy. Two hundred and thirteen Brazilian Portuguese speaking children took part on the present study. They were evaluated through different phonological awareness tasks in the last year of early childhood education. Nine months later, they were evaluated through a reading measure and a writing measure. Factorial Analysis results showed that the different phonological awareness measures index a single construct. Concerning the ROC curve analysis, two composite measures of phonological awareness proved reasonable to discriminate children in the groups with and without difficulty in reading/writing, presenting AUCs around 0,75.
Keywords: Dimensionalidade
Consciência fonológica
Dificuldade de leitura e escrita
Rastreamento
Precisão de classificação
Dimensionality
Phonological awareness
Reading and writing difficulty
Screening
Classification accuracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1146
Issue Date: 23-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.