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dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464181759809989pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Karina Hernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0222289977977588pt_BR
dc.creatorChaves, Brisa Bela Alves Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401252867853524pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-18T13:21:55Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-18T13:21:55Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11449-
dc.description.abstractThis dissertation was developed under the Program of Professional Postgraduate in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied discusses the phenomenon of school evasion that is manifested in School X, in a municipality in the interior of Minas Gerais, especially those who participated in the programs of correction of flow implanted by the State Secretary of Education of Minas Gerais in school. The objectives defined for this study were to identify the factors related to school inefficiency throughout regular high school that make it difficult for the students to stay, mainly analyzing the reinsertion in the regular education of those who participated in the programs of correction of flow in Elementary School. It is necessary to analyze the deployment of the programs of flow correction and propose strategies to welcome the students and favor their permanence in the School. We assume as hypotheses that factors that lead to inefficiency throughout the Regular High School are related to the student profile, and factors internal and external to the school. To do so, we will use, as methodology, the case study, with analysis of secondary data from Brazil, Minas Gerais and the School. In addition to seeking to relate the data found with the bibliographic review, produced in the light of relevant authors in the educational field, such as Alavarse and Mainardes (2010), Brandão (2000), Gomes (2005); Mendes (2013), Moreira Júnior (2016), Oliveira (2001), Setubal (2000), Silva e Hasenbalg (2000), Soares (2000), Tavares Júnior, Montalvão and Neubert (2015), Peixoto (2018), Tavares Júnior and Castro (2016), Tavares Júnior and Neubert (2014), Tavares Júnior et al (2012), Tavares Júnior et al (2017). And, finally, the elaboration of an Educational Action Plan with proposals of intervention to welcome the students and to favor the permanence of this student in the School.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discute como o fenômeno da evasão escolar se manifesta na Escola X, em um Município do interior de Minas Gerais. Para tanto, este estudo procura abordar principalmente os participantes dos programas de correção de fluxo implantados pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais na referida escola. Os objetivos definidos para este estudo foram identificar os fatores relacionados à ineficiência escolar, ao longo do Ensino Médio regular, que dificultam a permanência dos alunos, analisando principalmente a reinserção no ensino regular daqueles que participaram dos programas de correção de fluxo no Ensino Fundamental. É necessário analisar o desdobramento da implantação dos programas de correção de fluxo e propor estratégias para acolher os alunos, assim como favorecer a permanência desses na Escola. Assume-se, como hipóteses, que fatores que levam à ineficiência, ao longo do Ensino Médio Regular, estão relacionados com o perfil do aluno, além de fatores internos e externos a escola. Para o estudo, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, com análise dos dados secundários do Brasil, Minas Gerais e da Escola. Além disso, buscou relacionar os dados encontrados com a revisão bibliográfica, produzida à luz de autores relevantes no campo educacional, como: Alavarde e Mainardes (2010), Brandão (2012), Gomes (2005); Mendes (2013), Oliveira (2012), Setubal (2000), Silva e Hasenbalg (2000), Soares (2007),Tavares Júnior, Mont'alvão e Neubert (2015),Peixoto et al.(2018), Castro e Tavares Júnior (2016), Tavares Júnior e Neubert (2014), Tavares Júnior, Faria e Lima (2012),Tavares Júnior, Dos Santos e Maciel (2017). Por fim, é proposto a elaboração de um Plano de Ação Educacional, com propostas de intervenção para acolher os alunos, assim como favorecer a permanência desse aluno na Escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCorreção de fluxopt_BR
dc.subjectDistorção idade/sériept_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectFlux correctionpt_BR
dc.subjectAge/grade distortionpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEvasão no ensino médio: estudo de caso no interior de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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