Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11446
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emanuelecanafistulalimasoares.pdf2.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Reorganização curricular: um estudo sobre a implementação da disciplina Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais em escolas estaduais de ensino médio de tempo integral em Fortaleza - CE
Author: Soares, Emanuele Canafístula Lima
First Advisor: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Gomes, Elias Evangelista
Resumo: O currículo do ensino médio no Ceará tem passado por várias experiências de reorganização. Uma delas, iniciada em 2012, é o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). Baseado nos Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado (UNESCO, 2011) e nos pressupostos metodológicos do Programa Com.Domínio Digital (CDD), do Instituto Aliança, o Núcleo tem como objetivo incentivar novas práticas pedagógicas na escola, impulsionando o protagonismo juvenil, além de procurar auxiliar na construção do projeto de vida e no fortalecimento das competências socioemocionais dos discentes. A partir de 2016, a disciplina integrou a estrutura do currículo diversificado das escolas de ensino médio em tempo integral (EEMTI) no estado e as quatro escolas que foram objeto de estudo desta pesquisa já haviam migrado ou estavam em processo de migração para o tempo integral quando a pesquisa aconteceu. Dentro desse contexto, essa dissertação teve como objetivo geral analisar como se dá o processo de implementação da proposta curricular da disciplina NTPPS na perspectiva da gestão pedagógica de quatro escolas da SEFOR 3 e elaborar um plano de ação para contribuir na superação dos desafios da implementação dessa disciplina. Para isso, o posicionamento dos sujeitos envolvidos foi essencial. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para ouvir os idealizadores do projeto e a gestão escolar e aplicados questionários para os professores e alunos. A relevância desse estudo tem relação com a necessidade de atribuir um novo significado para o ensino médio. Para análise do caso, tomamos como referencial teórico-metodológico o ciclo de políticas públicas de Bowe e Ball, trabalhados no artigo de Mainardes (2006), a fim de auxiliar na coleta e análise dos dados de implementação do NTPPS. O embasamento teórico sobre educação integral e escolas de tempo integral foi fundamentado em Cavaliere (2002a, 2002b, 2007, 2010), Gadotti (2009) e Moll (2012), além da análise de um trabalho cearense sobre o NTPPS: Nobre (2019). As análises confirmaram fragilidades na implementação do componente: na formação docente, na orientação de pesquisa, no planejamento escolar, no encaminhamento das questões socioemocionais e na infraestrutura. As ações propostas procuram auxiliar na superação desses obstáculos, priorizando o que exequível realizar, tanto na instância escolar, como na estadual.
Abstract: The high school curriculum in Ceará has gone through several experiences of reorganization. One of them, started in 2012, is the Work Unit, Research and Social Practices (NTPPS). Based on the Prototypes and curriculum of high school and Integrated High School (UNESCO, 2011) and on methodological assumptions of the Com.Domínio Digital (CDD) Program, by Instituto Aliança, the NTPPS aims to encourage new pedagogical practices at school, boosting youth protagonism, as well as seeking to assist in the construction of the life project and the strengthening of the socio-emotional skills of the students. Since 2016, the discipline has composed the structure of the diverse curriculum of high schools full time (EEMTI) in Ceará and the four schools that were the subject of this research had already migrated or were migrating to full time when the research took place. Within this context, this dissertation had as its general objective to analyze how the process of implementation of the curricular proposal of the NTPPS subject occurs, in the perspective of the pedagogical management of four schools from SEFOR 3, and to elaborate an action plan to contribute to overcome the challenges of the implementation of this subject. For this, the positioning of the subjects involved was essential. Thus, semi-structured interviews were conducted to listen to project designers and school management and questionnaires were applied to teachers and students. The relevance of this study is related to the need to give new meaning to high school. For the analysis of the case, we take as theoretical-methodological reference the public policy cycle of Bowe and Ball, worked in the article by Mainardes (2006), in order to assist in the collection and analysis of NTPPS implementation data. The theoretical basis about integral education and full-time schools was based on Cavaliere (2002a, 2002b, 2007, 2010), Gadotti (2009) and Moll (2012), besides the analysis of a Ceará research on the NTPPS: Nobre (2019). The analyzes confirmed weaknesses in the implementation of the component: teacher training, research orientation, school planning, social, emotional and infrastructure issues. The proposed actions seek to assist in overcoming these obstacles, prioritizing what is feasible to accomplish, both at school and at state level.
Keywords: Ensino em tempo integral
Reorganização curricular
Núcleo de Trabalho
Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS)
Full time teaching
Curricular reorganization
Work Unit
Research and Social Practices (NTPPS)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11446
Issue Date: 10-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons