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Clase: Dissertação
Título : Gamificação como proposta para o engajamento de alunos em MOOC sobre educação financeira escolar: possibilidades e desafios para a educação matemática
Autor(es): Amaral, Joarez José Leal do
Orientador: Scortegagna, Liamara
Co-orientador: Barrére, Eduardo
Miembros Examinadores: Gonçalves, Janae
Miembros Examinadores: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para que os professores tenham mais uma alternativa para conseguir atrair o foco, promover o engajamento e dar mais responsabilidade e autonomia aos alunos e ainda aumentar a possibilidade de que se consiga realizar de forma mais efetiva nas escolas públicas o processo de ensino e aprendizagem estudando, criticando e debatendo assuntos de extrema relevância, mas que não têm tempo dentro dos currículos escolares. O trabalho consistiu então em inserir a técnica de gamificação em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) através da plataforma Moodle, na qual foi criado um MOOC (Massive Open Online Course) sobre assuntos de Educação Financeira, este devido à sua relevância e carência nas escolas. O curso foi configurado para que, durante quatro semanas, em momentos extraclasse, levasse alunos de três turmas a postarem seus comentários sobre cada vídeo semanal, gerando material para ser analisado de acordo com os pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos, análise esta através da qual, foi permitido observar que no decorrer das semanas do curso, houve crescimento em relação a produção dos significados sobre os conceitos básicos em Educação Financeira postados no fórum, sendo perceptível o desenvolvimento dos seus conhecimentos, quando observada a sequência de postagens. Tudo isso levando-se em conta que o curso não foi obrigatório e não acrescentava pontos para os alunos, havendo mesmo assim, participação acima da média em cursos online. Com os resultados obtidos, esperamos conseguir auxiliar outros professores, que com a utilização, adaptação e desenvolvimento deste material, seja mais fácil introduzir os conceitos de Educação Financeira nas escolas, motivando e promovendo a integração de alunos e professores em debates, pesquisas e formas diversas de alcançar o conhecimento sem a necessidade de estarem todos no mesmo espaço físico e nem sempre ao mesmo tempo. Ainda como parte desta pesquisa consta o MOOC “Gamificação faz a Educação Financeira divertida”, como produto educacional.
Resumen : This research aimed to contribute to teachers having another alternative to attract the focus, promote engagement and give more responsibility and autonomy to students and further increase the possibility of achieving more effectively in public schools. teaching and learning process studying, criticizing and debating subjects of extreme relevance, but which do not have time within the school curriculum. The work then consisted of inserting the gamification technique in a VLE (Virtual Learning Environment) through the Moodle platform, in which a Massive Open Online Course (MOOC) on Financial Education subjects was created, due to its relevance and lack schools. The course was set up so that for four weeks, in extra-class moments, it would take students from three classes to post their comments on each weekly video, generating material to be analyzed according to the assumptions of the Semantic Fields Model. , it was allowed to observe that during the course weeks, there was growth in relation to the production of meanings about the basic concepts in Financial Education posted in the forum, being noticeable the development of their knowledge, when observed the sequence of posts. All this taking into account that the course was not compulsory and did not add points for students, yet there is above average participation in online courses. With the results obtained, we hope to help other teachers, that with the use, adaptation and development of this material, it is easier to introduce the concepts of Financial Education in schools, motivating and promoting the integration of students and teachers in debates, research and different ways. to reach knowledge without the need to be all in the same physical space and not always at the same time. Also part of this research is the MOOC “Gamification makes Financial Education fun” as an educational product.
Palabras clave : Educação matemática
Gamificação
Educação financeira escolar
Massive open online course
Tecnologias educacionais
Mathematical education
Gamification
School financial education
Massive open online course
Educational technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11429
Fecha de publicación : 5-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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