Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11425
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
icarorodriguesdarocha.pdf4.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
icarorodriguesdarocha-cadernoanexo.pdf2.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos poéticos da negritude na educação básica: interface entre o rap nacional e o poema afro-brasileiro
Autor(es): Rocha, Icaro Rodrigues da
Primeiro Orientador: Mathias, Érika Kelmer
Membro da banca: Cardozo, Irene Corrêa de Paula Sayão
Membro da banca: Nogueira, Elza de Sá
Resumo: Esta pesquisa, que se situa no âmbito do ensino de literatura, é vinculada ao projeto “Tecnologias Pedagógicas para o Ensino de Literatura: perspectivas práticas”, desenvolvido pela professora Érika Kelmer Mathias, no domínio do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF). Por ser um trabalho de caráter interventivo, tem por objeto o plano de uma ação interventiva, no que tange à promoção dos aspectos poéticos da negritude. Além da escassez da presença de textos literários afro-brasileiros e de atividades que desenvolvam o trabalho com o estético nos livros didáticos, percebemos um comportamento racista e de negação identitária por parte de muitos jovens frente à elementos afrodescendentes no espaço da sala de aula. Assim, esta pesquisa teve por objetivo promover e articular o letramento literário com o corpus do universo literário negro estabelecendo um diálogo entre os gêneros rap nacional e poema afro-brasileiro com os seguintes aspectos específicos: beat, sample e scratch (no rap), e verso, rima e métrica (no poema). Ademais, pelo viés temático, também buscou-se proporcionar e vincular esse letramento literário à situação pontual dos alunos envolvidos no que diz respeito à lida com o universo afrodescendente na sala de aula. A pesquisa foi concebida em uma turma de sétimo ano de ensino fundamental de uma cidade no interior de Minas Gerais. Apoiou-se metodologicamente em aspectos da pesquisa-ação e possui como fundamentos teóricos os conceitos de letramento literário (PAULINO e COSSON); polissistema literário (EVEN-ZOHAR); repertório (ISER); leitura compartilhada (COLOMER); mediação (PETIT); negritude (FANNON); subalternidade (SPIVAK); rap (TEPERMAN) e (SALLES) e poesia afro-brasileira (DUARTE).
Abstract: This research, which is within the scope of literature teaching, is linked to the project “Pedagogical Technologies for Literature Teaching: practical perspectives”, developed by professor Érika Kelmer Mathias, in the realm of the Professional Master’s Degree in Letters of the Federal University of Juiz de Fora (PROFLETRAS / UFJF). Being an intervention work, its object is the intervention action agenda, with regard to the promotion of poetic aspects of blackness. Besides the scarcity of the presence of Afro-Brazilian literary texts and activities that develop the work with aesthetics in textbooks, we noticed a racist behavior and denial of identity on the part of many young people facing the afrodescendant elements in the classroom space. Thereby, this research aimed to promote and articulate literary literacy with the corpus of the black literary universe establishing a dialogue between the national rap genres and Afro-Brazilian poetry with the following specific aspects: beat, sample and scratch (in rap), and verse, rhyme and metric (in poetry). Furthermore, through the thematic bias, we also sought to provide and link this literary literacy to the specific situation of the students involved in dealing with the afrodescendant universe in the classroom. The research was conceived in a seventh grade elementary school from an interior city of Minas Gerais. It was methodologically based on aspects of action-research and has as theoretical foundations the concepts of literary literacy (PAULINO and COSSON); literary polysystem (EVEN-ZOHAR); repertoire (ISER); shared reading (COLOMER); mediation (PETIT); blackness (FANNON); subalternity (SPIVAK); rap (TEPERMAN and SALLES) and Afro-Brazilian poetry (DUARTE).
Palavras-chave: Ensino de literatura
Letramento literário
Negritude
Poema afro-brasileiro e Rap
Literature teaching
Literary literacy
Blackness
Afro-brazilian poem and Rap
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11425
Data do documento: 20-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons