https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11424
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pedrodesouzafonseca.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escritos mínimos: flanar, observar, clicar, capturar instantes |
Autor(es): | Fonseca, Pedro de Souza |
Primeiro Orientador: | Sequeira, Rosane Preciosa |
Membro da banca: | El-Jaick, Ana Paula Grillo |
Membro da banca: | Martins, Helena Franco |
Resumo: | Essa dissertação cria diálogos entre uma série de autores e artistas que investigaram em seus trabalhos a captura dos instantes da vida não somente enquanto produto artístico, mas como forma de intervenção no cotidiano. Parto da premissa de que somos todos acometidos por momentos de “espanto” e “deslumbre” enquanto atravessamos a vida, mas tudo pode se perder entre o imediatismo do tempo e nosso olhar acostumado ao todo, não aos detalhes. Por isso, são abordados alguns procedimentos para “desenferrujar” as percepções do sujeito, como a “flanagem”, a observação atenta aos instantes, o “clicar” momentos através de um olhar fotográfico, e o desejo de escrever sobre o que se vive. Tais ações fornecem abertura para que seja questionada a rotina e o que chamamos de banal na vida, uma vez que arte e literatura nos oferecem espaço de reflexão que permite repensar o mundo como lugar de encontros. A costura temática do texto se dá através de uma seleção afetiva de referências que ativa o autor da dissertação como alguém que também captura interesses entre leituras e instantes da vida. Isso se reflete na última parte da dissertação onde, como exercício informado pelas leituras, são apresentados alguns textos, chamados de “escritos mínimos”, além de fotografias, feitos durante os dois anos em que a pesquisa se desenvolveu. |
Abstract: | This dissertation seeks to create a dialogue between a series of authors and artists who approached how to capture moments lived not only as an artistic product, but as a form of intervention in daily life. It all starts from the premise that we are all captured by moments of “astonishment” and “dazzle” as we go through life. Somehow, these moments might got lost between the immediacy of time and our accustomed gaze to the wholeness as opposed to the details. Therefore, some proceedings are approached to deferring the perceptions of the subject, such as strolling, the careful observations of moments, “clicking” moments through a photographic look, and the desire to write about our lives. Such actions provide openness for questioning the routine and what we call “banal” in life, since art and literature offer us space for reflection that allows us to rethink the world as a place of encounters. The thematic sewing of the text occurs through an affective selection of references that activates the author of the dissertation as someone who also captures points of interest between readings and moments of life. This reflects the last part of this dissertation where, as an exercise informed by these readings, some texts, called “minimal writings” are presented, as well as photographs taken during the two years in which this research was developed. |
Palavras-chave: | Arte Cotidiano Escrita Fotografia Literatura Art Everyday life Writing Photography Literature |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11424 |
Data do documento: | 23-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons