Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11413
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reijanekiviadossantos.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desenvolvimento da educação e a cultura da repetência: desafios ao PNE e Ideb
Author: Santos, Reijane Kívia dos
First Advisor: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Neves, Karina Hernandes
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a problemática da distorção idade/ano nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola de Sardoá, interior de Minas Gerais, por nós nomeada Escola X. A questão da distorção idade/ano, que ganhou força a partir da década de 1980, persiste até a atualidade, gera efeitos negativos para a educação, para o aluno e para o país, consubstanciando-se como um desafio a ser superado. Para compreender o problema, retomaram-se algumas discussões, construídas a partir de diferentes estudos, que permitiram compreender o fenômeno e analisar seu processo. Analisamos ainda o contexto local, os atores envolvidos, a proposta pedagógica praticada pela escola e os indicadores da Escola X, coletados no SIMADE, sobre os resultados das avaliações internas, e da Fundação Lemann e Meritt, referentes aos resultados das avaliações externas. Depois das análises, percebemos problemas de rendimento e fluxo, ficando clara a relação direta da distorção idade/ano com a cultura da repetência presente na Escola X. O alto índice de reprovação tem gerado um grande contingente de alunos com distorção idade/ano, demandando turmas de correção de fluxo. Embora, para evitar a reprovação, os alunos tenham direitos garantidos tanto para ações de reforço e de novas oportunidades e tempo de aprendizagem, quanto para a possibilidade de aceleração de estudos, as metodologias adotadas pela Escola X não têm sido eficazes para minimizar esse problema. Assim, buscando melhorar os indicadores de rendimento e o fluxo da Escola X e, consequentemente, diminuir os índices de distorção idade/ano, propomos uma intervenção a partir de um plano de ação educacional. O referido plano propõe um conjunto de ações que, somadas, podem contribuir com a proposta pedagógica da escola no combate à reprovação e, consequentemente, à distorção idade/ano. Como os problemas analisados coincidem com os da maioria das escolas públicas do país, o presente estudo pode contribuir para diminuir o índice de distorção idade/ano de outras escolas que compartilham dessa problemática.
Abstract: The objective of this work was to analyze the problem of age / year distortion in the final years of Elementary School in a school in Sardoá in the state of Minas Gerais, which we named School a X. The issue of age / year distortion, which gained strength from the decade of 1980, continues to the present day, has negative effects for education, for the student and for the country, consubstantiating as a challenge to be overcome. In order to understand the problem, some discussions were made, based on different studies that allowed to understand the phenomenon and analyze its process. We analyzed the local context, the actors involved, the pedagogical proposal practiced by the school and the indicators of School X, collected in SIMADE, on the results of internal evaluations, and the Lemann and Meritt Foundation, regarding the results of external evaluations. After the analysis, we perceive problems of yield and flow, making clear the direct relation of age / year distortion with the culture of repetition present in school X. The high failure rate has generated a large contingent of students with age / year distortion, demanding classes of flow correction. Although, to avoid reproach, students have guaranteed rights for both reinforcement actions and new opportunities and learning time, as well as for the possibility of accelerating studies, the methodologies adopted by School X have not been effective in minimizing this problem. . Thus, in order to improve the income and flow indicators of School X and, consequently, to reduce age / year distortion rates, we propose an intervention based on an educational action plan. The said plan proposes a set of actions that, together, can contribute with the pedagogical proposal of the school in the fight against the reprobation and, consequently, of the age / year distortion. As the problems analyzed coincide with those of most public schools in the country, the present study may contribute to reduce the age / year distortion index of other schools that share this problem.
Keywords: Rendimento educacional
Retenção
Realização educacional
Educational efficiency
Retention
Educational achievement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11413
Issue Date: 15-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons