https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11383
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabellabrandaomendesmartins.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trilogia Órfica: um estudo sobre o cinema poético de Jean Cocteau |
Autor(es): | Martins, Isabella Brandão Mendes |
Primeiro Orientador: | Caravela, Gabriela Borges Martins |
Membro da banca: | Colucci, Maria Beatriz |
Membro da banca: | Silveira Junior, Potiguara Mendes da |
Resumo: | Jean Cocteau (5 de julho de 1889 – 11 de outubro de 1963) foi um artista multimídia, poeta, dramaturgo, ator, escritor, fotógrafo, pintor, escultor, e além de tudo: cineasta. A dissertação em questão tem como objetivo analisar os seus filmes que constituem a Trilogia Órfica. São eles: O sangue de um poeta (Le sang d'un poète, 1930), Orfeu (Orphée, 1950) e O testamento de Orfeu (Le testament d'Orphée, 1960). Neles, Cocteau elabora uma discussão sobre o que é um poeta (Orfeu), este poeta que não se limita a literatura, mas que se faz em todas as formas de arte. Pensando nisso, nossa análise se baseia na teoria dos cineastas e nos estudos intermidiáticos, sendo o nosso objetivo estudar a forma do cinema proposta por Cocteau, como ele transmite as suas principais ideias e a função das diferentes formas artísticas na composição dos filmes, bem como suas principais referências. |
Abstract: | Jean Cocteau (July 5, 1889 – October 11, 1963) was a multimedia artist, poet, playwright, actor, writer, photographer, painter, sculptor. Beyond that, he was a filmmaker. This thesis has the objective of analysing his films that compose the Orphic Trilogy, which are: The Blood of a Poet (Le sang d'un poète 1930), Orpheus (Orphée, 1950) and Testament of Orpheus (Le testament d'Orphée 1960). In these films, Cocteau elaborates a discussion of what a poet is (Orpheus), a poet that is not limited by literature, but performs all of the categories of art. With this in mind, our analysis is based on the Filmmakers’ Theory and Intermediality Studies. We aim to study the form of the cinema proposed by Cocteau, how he transmits his main ideas and the function of the different artistic forms at the composition of his films, as well as his main references. |
Palavras-chave: | Jean Cocteau Trilogia Órfica Cinema Teoria dos cineastas Intermidialidade Jean Cocteau Orphic Trilogy Cinema Filmmakers' theory Intermediality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11383 |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons