Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11342
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariadasmercescoutinhomota.pdf3.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de estatística no ensino médio
Author: Mota, Maria das Mercês Coutinho
First Advisor: Bastos, Ronaldo Rocha
Referee Member: Souza, Fabiano dos Santos
Referee Member: Scortegagra, Liamara
Resumo: Este trabalho apresenta a trajetória e os resultados obtidos em uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo como foco a etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio. Esta pesquisa buscou promover, por meio do uso de Objetos de Aprendizagem(OA), o desenvolvimento da Habilidade 27, presente na competência 07 da Matriz Curricular de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que consiste em calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos, por meio de um Objeto de Aprendizagem. Esta habilidade foi selecionada devido a seu baixo índice de acertos nas questões de Estatística avaliadas pelo Enem nos anos de 2014, 2015 e 2016. O Objeto de Aprendizagem desenvolvido, denominado “Aprendendo Medidas” tem como objetivo promover o ensino e aprendizagem dessa habilidade, abordando as principais competências relacionadas ao ensino de estatística: literacia, raciocínio e pensamento estatístico. A validação deste objeto de aprendizagem ocorreu por meio da aplicação deste para alunos que cursam o Ensino Médio em uma escola da rede pública do interior de Minas Gerais. A verificação da contribuição do OA ocorreu por meio da análise dos resultados obtidos em um pré-teste e em um pós-teste. Foi observado por meio do teste T de Student (para amostras pareadas), que houve uma diferença estatisticamente significativa, no pós-teste em relação ao pré-teste, o que apresenta uma melhoria após o uso do objeto. Além disso, como resultados deste trabalho, temos a análise dos microdados do Enem, que apresentam os fracos resultados nas questões relacionadas à estatística e probabilidade, apontando assim, a necessidade de dedicar uma maior atenção ao ensino e aprendizagem dos conteúdos. Espera-se que o OA possa ser utilizado por outros docentes, com forma de potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Estatística e contribuir para a construção da literacia e do raciocínio estatístico, conforme identificados neste trabalho. Para auxiliar nesta utilização, foi produzido um guia do usuário com sugestões e orientações para sua utilização (Produto Educacional).
Abstract: This work presents the trajectory and the results obtained from a research carried out in the scope of the Professional Masters in Mathematics Education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), by focusing on the final stage of Basic Education,i.e., High School. This research aimed to promote, through the use of Learning Objects (LO), the development of the Skill 27, present in competence 07 of the “Mathematics Curriculum” of the National High School Examination (ENEM), which consists by calculating measures of central or dispersion of a set of data expressed in a table of data frequencies grouped (not in classes) or in graphics, through a Learning Object. This skill 27 was selected due to its low accuracy in Statistics issues rated by ENEM in the years 2014, 2015 and 2016. The Learning Object developed is called "Learning Measures" aims to promote teaching and learning of this ability, the treatment of the main competences related to statistical teaching: literacy, reasoning and statistical thinking. The validation of this learning object occurred through the application of this to high school students in a public school in the Minas Gerais countryside. The verification of the LO contribution was made through the analysis of the results obtained in a pre-test then a post-test. It was observed by Student's t-test (for paired samples) that there was a statistically significant difference from the pre-test to the post-test, which shows an improvement after the use of the LO. In addition, as results of this work, we have the analysis of the ENEM microdata, which present low rated results in the issues related to statistics and probability, thus pointing to the need to devote more attention to the teaching and learning of these contents. It is hoped that the Learning Object Learning Measures can be used by other teachers as a way to enhance the process of teaching and learning Statistics and contribute to the construction of literacy and statistical reasoning, as identified in this paper. In order to help potential users, a user´s guide with guidelines and suggested answers for the proposed activities was developed (Educational Product).
Keywords: Educação estatística
Literacia estatística
Raciocínio estatístico
ENEM
Objetos de aprendizagem
Statistical education
Statistical literacy
Statistical reasoning
ENEM
Learning objects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11342
Issue Date: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons