Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karlasantoscheremcunha.pdf895.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Garcia-Reis, Andreia Rezende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara, Queila Adriana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8040796318613103pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jane Maria Braga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCunha, Karla Santos Cherem-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6008763693196132pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-29T14:29:30Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2019-11-29T14:29:30Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo abordar o ensino da Matemática e se propõe investigar, em relatos de experiência publicados nos Cadernos do Professor (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA), como o ensino da matemática vem se apresentando no cotidiano escolar e vem estabelecendo diálogo com a Proposta Curricular de Matemática da Rede Municipal de Juiz de Fora. A perspectiva teórica assumida de trabalho docente é a do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007) e a de ensino de Matemática é a de Miguel e Brito (1996), Miguel (2005) e Guimarães (2010). Como resultados, aponta-se para uma metodologia para o ensino desta disciplina, de forma contextualizada e investigativa, na qual o aluno é sujeito ativo de todo processo, discutindo as recentes propostas pedagógicas: uso da História da Matemática, Resolução de Problemas, Jogos e Modelagem Matemática, e para as contribuições que a escrita e a publicação do relato de experiência contribuem para a prática e a formação docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectRelatos de experiênciapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO trabalho docente no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons