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dc.contributor.advisor1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima Junior, José Humberto Viana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957354027471901pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130544534089754pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes Júnior, Celso Souza de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337916355941739pt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Paulo Henrique de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8264998210787816pt_BR
dc.creatorGrezele, Mariana Gonzaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938235424387062pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:08:30Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-11-20T12:08:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11316-
dc.description.abstractThis research was produced under the Professional Master in Public Administration (PROFIAP / UFJF) of the Administration and Accounting Sciences course of UFJF. This paper addresses a study about the university museums in particular the Murilo Mendes Art Museum (MAMM) of UFJF, facing the museal politics changes in the last decade with focus in the management and search of professionalization. The study investigates the issue from the perspective of the Dean of Culture, the MAMM Superintendence and the technical leaders of the Museum's Educational Action, Cultural Dissemination and Museology Divisions. From this perspective, this paper has as its guiding question: how can MAMM management develop marketing strategies to position the museum's image, expand visitation and increase fundraising? In order to answer the question, the general objective is to analyze MAMM's museological plan from the perspective of the marketing mix in order to consolidate the image, expand visitation and increase fundraising. To this end, a bibliographic study was carried out about the theories of culture, strategic marketing planning, service marketing and marketing for museological institutions. This is a qualitative research that used as data collection instruments the documentary analysis, the semi-structured interview and the content analysis. As a result, it was identified that the Museum does not use its museum plan as a strategic planning tool, as the proposed guidelines do not have adequate dimensioning, as well as there are no implementation and monitoring processes, which makes it difficult to guarantee the effectiveness of the proposal. At the end we propose an action plan that aims to contribute to the improvement of the museum plan from the perspective of the marketing mix based on the 7Ps of marketing (product, price, place, promotion, people, processes and physical evidence) based on the elaboration of guidelines and actions of the museum plan within the market perspective, the construction of an instrument for the implementation of the proposed actions and monitoring of the Museum results and the management of the MAMM from the marketing perspective.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFJF) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este trabalho aborda um estudo sobre os museus universitários em particular o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da UFJF, diante das mudanças das políticas museais na última década com foco na gestão e busca de profissionalização. O estudo investiga a questão sob a perspectiva do Pró-Reitoria de Cultura, da Superintendência do MAMM e dos responsáveis técnicos das Divisões de Ação Educativa, Difusão Cultural e Museologia do Museu. Nesta perspectiva este trabalho tem como questão norteadora: como a gestão do MAMM pode desenvolver estratégias de marketing para posicionar a imagem do museu, aumentar as visitações e incrementar a captação de recursos? Para responder ao questionamento tem-se como objetivo geral: analisar o plano museológico do MAMM sob a perspectiva do mix de marketing a fim de consolidar a imagem, ampliar a visitação e incrementar a captação de recursos. Para tanto foi realizado um estudo bibliográfico acerca das teorias de cultura, planejamento estratégico de marketing, marketing de serviços e marketing destinado às instituições museológicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Como resultado, foi identificado que o Museu não utiliza seu plano museológico como ferramenta de planejamento estratégico, visto que as diretrizes propostas não apresentam dimensionamento adequado, assim como não existem processos de implementação e acompanhamento das ações, o que dificulta garantir a eficácia da proposta. Ao final propõe-se um plano de ação que visa contribuir para a melhoria do plano museológico na perspectiva do mix mercadológico calcado nos 7Ps de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos e evidências físicas) a partir da elaboração de diretrizes e ações do plano museológico dentro da perspectiva mercadológica, da construção de instrumento para a implantação das ações propostas e monitoramento dos resultados do Museu e da gestão do MAMM sob a ótica da visão do marketing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em Administração Pública (Andifes)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuseus universitáriospt_BR
dc.subjectPlano museológicopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMarketing em museuspt_BR
dc.subjectMix de marketingpt_BR
dc.subjectUniversity museumspt_BR
dc.subjectMuseum planpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectMuseum marketingpt_BR
dc.subjectMarketing mixpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titlePlano museológico na perspectiva mercadológica: um estudo de caso no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PROQUALI - Dissertações



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