https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11313
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jessicacostapenha.pdf | 769.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições do curso de licenciatura em química noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora para o desenvolvimento da identidade docente |
Autor(es): | Penha, Jéssica Costa |
Primeiro Orientador: | Afonso, Andréia Francisco |
Membro da banca: | Souza, Vinícius Catão de Assis |
Membro da banca: | Reis, Rita de Cássia |
Resumo: | Com as reformulações do ensino na Educação Básica e, consequentemente, nos cursos deformação inicial de professores, torna-se necessário compreender e refletir sobre a construção da identidade docente, uma vez que ela está diretamente relacionada ao trabalho a ser desenvolvido pelos professores nas escolas. A Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora pode se constituir como um espaço importante para o desenvolvimento dessa identidade. Dessa forma, esta pesquisa buscou identificar e analisar as possíveis contribuições desse curso para o desenvolvimento da identidade docente. Para isso, analisamos o Projeto Pedagógico do Curso e os documentos elaborados pelo Ministério da Educação que foram utilizados para sua elaboração, além das ementas das disciplinas da área de Educação Química, presentes o fluxo curricular da referida Licenciatura. Essa análise foi necessária para identificarmos, nos registros, indícios dos aspectos que podem auxiliar na construção da identidade docente, tendo em vista que durante a formação, o licenciando conhece e adquire as bases da profissão. Para completar os dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com licenciandos, que estavam próximos de concluir a Licenciatura em Química e com professores da área de Educação Química. Elas foram gravadas em áudio e transcritas. Os dados, ao serem interpretados por meio da Análise de Conteúdo, apontaram que a Licenciatura em Química Noturno proporciona espaços para reflexão e reestruturação das concepções prévias sobre a docência adquiridas durante o processo de escolarização na Educação Básica; para conhecer a realidade escolar, ainda enquanto futuro professor; além de discutir e compreender o processo do ensino e aprendizagem de Química. Essas aprendizagens da profissão foram possibilitadas por meio de participação nas disciplinas da área de Educação em Química e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Assim, ressaltamos a importância do curso de Licenciatura em Química Noturno e de projetos, voltados à iniciação à docência, durante a formação inicial de professores, uma vez que são eles que contribuem na constituição da identidade docente, logo, no desenvolvimento de práticas pedagógicas que poderão garantir um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. |
Abstract: | With the reformulations of teaching in Basic Education and, consequently, in the initial teacher training courses, it becomes necessary to understand and reflect on the construction of the teaching identity, since it is directly related to the work to be developed by teachers in schools. The Degree in Night Chemistry of the Federal University of Juiz de Fora can be an important space for the development of this identity. Thus, this research sought to identify and analyze the possible contributions of this course to the development of teaching identity. For that, we analyzed the Pedagogical Project of the Course and the documents prepared by the Ministry of Education that were used for its elaboration, besides the menus of the disciplines of the Chemical Education area, present the curricular flow of the referred Degree. This analysis was necessary to identify, in the records, indications of aspects that may help in the construction of the teaching identity, considering that during the training, the student knows and acquires the basis of the profession. To complete the data, we conducted semi-structured interviews with undergraduates, who were close to completing the Degree in Chemistry and with teachers in the area of Chemical Education. They were recorded on audio and transcribed. The data, when interpreted through Content Analysis, showed that the Degree in Night Chemistry provides spaces for reflection and restructuring of previous conceptions about teaching acquired during the process of schooling in Basic Education; to know the school reality, even as a future teacher; besides discussing and understanding the process of teaching and learning chemistry. These learnings from the profession were made possible through participation in the disciplines of the area of Chemistry Education and the Institutional Program of Initiation to Teaching. Thus, we emphasize the importance of the Night Chemistry Degree course and projects, aimed at the initiation to teaching, during the initial formation of teachers, since they contribute to the constitution of the teaching identity, therefore, in the development of pedagogical practices. they can ensure a quality teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Identidade docente Licenciatura em química Formação inicial de professores de química Teaching identity Bachelor's degree course Initialteacher training Chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Química |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11313 |
Data do documento: | 12-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Química (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons