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Tipo: Dissertação
Título: Lúcido Blackout palavra poética e experiência psicoativa
Título(s) alternativo(s): Lúcido blackout – palabra poética y experiencia psicoactiva
Autor(es): Boarin, Fernanda Vivacqua de Souza Galvão
Primeiro Orientador: Faria, Alexandre Graça
Co-orientador: Dias, André Luiz de Freitas
Membro da banca: Miotti, Charlene Martins
Membro da banca: Mota, Lia Duarte
Membro da banca: Dealtry, Giovanna Ferreira
Resumo: A pesquisa teve como objetivo, inicialmente, levantar algumas questões sobre as relações entre as produções literárias e os usos de substâncias psicoativas, fazendo com que eu me debruçasse sobre uma gama de textos, dentre os quais o relato de Thomas De Quincey ([1821] 2007), o de Charles Baudelaire ([1860] 2007) e o de Walter Benjamin ([1932] 2015). Com este mapeamento, e dando enfoque, por um lado, à palavra poética e, por outro, à experiência lisérgica, me centrei nos seguintes pontos: o dialogismo e a intertextualidade encontrados sobretudo entre os relatos de Aldous Huxley ([1954] 2010) e Paulo Mendes Campos ([1965] 1984), acerca da experiência lisérgica; a relevância do inconsciente nessas vivências, enquanto espaço privilegiado no qual elas se manifestam; e as aproximações entre a palavra poética e a experiência psicoativa, como modo de criar outros mundos. Para tanto, escolhi como corpus norteador três cartas e um poema da bailarina, nudista e escritora Luz del Fuego, com o qual tive contato pelo âmbito privado, dado o fato de pertencermos à mesma família. Por isso, acompanhando a finalidade da investigação, foi necessária a reflexão, ao longo dos capítulos, sobre o meu laço com o objeto. Este trabalho chega ao fim tecendo um vínculo possível entre as diferentes discussões apresentadas em todo o texto e a conexão estabelecida entre a palavra poética e a experiência psicoativa.
Abstract: La investigación inicialmente tuvo como objetivo plantear algunas cuestiones sobre las relaciones entre las producciones literarias y los usos de las sustancias psicoactivas, lo que me hizo inclinar hacia una variedad de textos, entre los cuales el relato de Thomas De Quincey ([1821] 2007), de Charles Baudelaire ([1860] 2007) y de Walter Benjamin ([1932] 2015). Con este mapeo, y enfocando, por un lado en la palabra poética y, por otro lado, en la experiencia lisérgica, me centré en los siguientes puntos: el dialogismo y la intertextualidad encontrados principalmente entre los relatos de Aldous Huxley ([1954], 2010) y de Paulo Mendes Campos ([1965] 1984), sobre la experiencia lisérgica; la relevancia del inconsciente en estas experiencias, como un espacio privilegiado en el que ellas se manifiestan; y los acercamientos entre la palabra poética y la experiencia psicoactiva como forma de crear otros mundos. Para ello, elegí como corpus orientador tres cartas y un poema de la bailarina, nudista y escritora Luz del Fuego, con que tuve contacto a través de la esfera privada, pues pertenecemos a la misma familia. Por lo tanto, siguiendo el propósito de la investigación, fue necesario reflexionar a lo largo de los capítulos sobre mi eslabón con el objeto. Este trabajo llega a su fin al entrelazar un vínculo posible entre las diferentes discusiones presentadas en todo el texto y la conexión establecida entre la palabra poética y la experiencia psicoactiva.
Palavras-chave: Palavra poética
Experiência
Psicoativos
Luz del fuego
Escrita criativa
Palabra poética
Experiencia
Psicoactivos
Luz del fuego
Escritura creativa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11311
Data do documento: 6-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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