Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11300
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lygiavalloecampos.pdf1.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Campos, Lygia Vallo e
Orientador: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Co-orientador: Veiga, Feliciano Henriques
Miembros Examinadores: Silva, José Aparecido da
Resumo: O engajamento escolar pode contribuir para a permanência dos estudantes na escola e auxiliar os docentes no processo de ensino- aprendizagem. Na literatura sobre o engajamento escolar existem poucos instrumentos específicos e com evidências de validade para medir o engajamento escolar em crianças de 07 a 12 anos. O presente estudo teve como objetivos construir e obter evidências de validade de uma Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores (EEAEIP) para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa 30 professores do 2º ao 5º ano de 8 escolas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, que geraram dados de 523 alunos. A EEAEIP apresenta boas propriedades psicométricas, com a Análise Fatorial Confirmatória atestando o modelo de quatro fatores (‘comportamental’, ‘cognitivo’,’afetivo’ e ‘agente’). A evidência da consistência interna da escala foi boa com um Alfa de Crombach 0,92 e a fidedignidade interobservadores sugere que o constructo é avaliado da mesma forma por diferentes observadores.
Resumen : School engagement can contribute to the permanence of students in school and help teachers in the teaching-learning process. In the literature on school engagement there are few specific instruments with validity evidence to measure school engagement in children aged 7 to 12 years. The objective of this study was to construct and obtain evidence of validity of a School Engagement Scale Inferred by Teachers for students in grades 2 to 5 of Elementary School (EEAEIP). The study included 30 teachers from the 2nd to 5th grades of 8 schools in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, which generated data of 523 students. EEAEIP presents good psychometric properties, with Confirmatory Factor Analysis attesting to the four-factor model ('behavioral', 'cognitive', 'affective' and 'agent'). Evidence of the internal consistency of the scale was good with a Crombach's Alpha 0.92 and the interobserver reliability suggests that the construct is assessed in the same way by different observers.
Palabras clave : Engajamento escolar
Análise fatorial confirmatória
Construção de escala
School engagement
Confirmatory factor analysis
Scale construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11300
Fecha de publicación : 31-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons