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Tipo: Dissertação
Título: Luteria composicional de algoritmos pós-tonais
Autor(es): Soares, Guilherme Rafael
Primeiro Orientador: Quaranta, Daniel Eduardo
Membro da banca: Fenerich, Alexandre Sperandéo
Membro da banca: Figueiró, Cristiano Severo
Resumo: Esta pesquisa sistematiza um catálogo de experimentos constituído de estudos musicais e seus algoritmos geradores, organizando procedimentos para composição assistida por computador orientados por regras derivadas de análises musicais de contexto pós-tonal. Os procedimentos são inspirados em apontamentos de estudos sobre pós-tonalidade no compositor Béla Bartók, encontrados nas obras de Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) e Suchoff (2004). Problematizam-se aqui os conceitos de ciclos intervalares, eixos de simetria, polimodalismo e peculiaridades de coleções referenciais de classes de altura - conforme sugestões de Forte (1973), Straus (2004) e Susanni e Antokoletz (2012). São detalhadas questões computacionais para esta implementação, utilizando como base as ferramentas OpenMusic e biblioteca Python Music21. Um legado em código aberto fica disponível para continuidades possíveis deste trabalho.
Abstract: This research produces a catalog of experiments in musical studies and its related generative algorithms, organizing procedures for computer aided composition oriented by constraints extracted from post-tonal musical analyses. The procedures are inspired by post-tonality studies of Béla Bartók’s music, found in the works of Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) and Suchoff (2004). Main focus on problematization of interval cycles, symmetry axis, polymodalism and peculiarity of referencial collections from pitch-class set theory - as sugested by Forte (1973), Straus (2004) and Susanni e Antokoletz (2012). Details of computational issues for the implementation, using the open source tools OpenMusic and Music21 (python library) as base.
Palavras-chave: Música algorítmica
Pós-tonalismo
Teoria dos conjuntos
Pitch class theory
Luteria
Composição assistida por computador
Musicologia assistida por computador
Open Music
Software livre
Music21
Béla Bartók
Algorithmic Composition
Post-Tonal theory
Pitch class set theory
Computer aided composition
Open Music
Music21
Python
Free Software
Béla Bartók
CNPq: Artes visuais, música e tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/112
Data do documento: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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