https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/112
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
guilhermerafaelsoares.pdf | 5.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Luteria composicional de algoritmos pós-tonais |
Autor(es): | Soares, Guilherme Rafael |
Primeiro Orientador: | Quaranta, Daniel Eduardo |
Membro da banca: | Fenerich, Alexandre Sperandéo |
Membro da banca: | Figueiró, Cristiano Severo |
Resumo: | Esta pesquisa sistematiza um catálogo de experimentos constituído de estudos musicais e seus algoritmos geradores, organizando procedimentos para composição assistida por computador orientados por regras derivadas de análises musicais de contexto pós-tonal. Os procedimentos são inspirados em apontamentos de estudos sobre pós-tonalidade no compositor Béla Bartók, encontrados nas obras de Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) e Suchoff (2004). Problematizam-se aqui os conceitos de ciclos intervalares, eixos de simetria, polimodalismo e peculiaridades de coleções referenciais de classes de altura - conforme sugestões de Forte (1973), Straus (2004) e Susanni e Antokoletz (2012). São detalhadas questões computacionais para esta implementação, utilizando como base as ferramentas OpenMusic e biblioteca Python Music21. Um legado em código aberto fica disponível para continuidades possíveis deste trabalho. |
Abstract: | This research produces a catalog of experiments in musical studies and its related generative algorithms, organizing procedures for computer aided composition oriented by constraints extracted from post-tonal musical analyses. The procedures are inspired by post-tonality studies of Béla Bartók’s music, found in the works of Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) and Suchoff (2004). Main focus on problematization of interval cycles, symmetry axis, polymodalism and peculiarity of referencial collections from pitch-class set theory - as sugested by Forte (1973), Straus (2004) and Susanni e Antokoletz (2012). Details of computational issues for the implementation, using the open source tools OpenMusic and Music21 (python library) as base. |
Palavras-chave: | Música algorítmica Pós-tonalismo Teoria dos conjuntos Pitch class theory Luteria Composição assistida por computador Musicologia assistida por computador Open Music Software livre Music21 Béla Bartók Algorithmic Composition Post-Tonal theory Pitch class set theory Computer aided composition Open Music Music21 Python Free Software Béla Bartók |
CNPq: | Artes visuais, música e tecnologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/112 |
Data do documento: | 30-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.