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dc.contributor.advisor1Macêdo, Simone Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378547412970818pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rezende, Alice Belleigoli-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866491016043311pt_BR
dc.contributor.referee1Mourão Júnior, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7005397232783288pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Shaiany Sabrina Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177479798490084pt_BR
dc.creatorSilva, Felipe Neto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812585723835264pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T18:52:17Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-18T18:52:17Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11280-
dc.description.abstractLearning anatomy and physiology are important for knowledge of the organism processes which affect people health. One of the most efficient and useful tools to intellectual development is the use of anatomic models that inserting the playful factor and promoting visual and manual contact with a teaching material. Nonetheless, the commercial anatomic models are too expensive to be purchased by public schools. The aim of this work was to produce alternative anatomic models and assess their impact on the learning of morpho-functional contents, specifically the Musculoskeletal System. This approach is not usually adopted in high school due to the Biology classes’ restricted time. The project was developed with the students at Escola Estadual Professor Clóvis Salgado in Cataguases-MG, as an extra-class activity, under the coordination of the teacher and author of the project. The pieces were shaped with Meire Bari tinting and alternative materials in their structure, such as reused and recycled materials of low cost. The models produced were used during active methodologies classes that promoting the student´s leadership. The perception questionnaire showed that 96,2% of students were encouraged to study and participate in the classes using the anatomic models. The students also showed more interest in the learning content, emphasized that the models have a good quality and agreed with material kinds used to make them. The most students (82,3%) thought that the alternative models were compatible with the real ones. The comparison between the pre and post-test shows that the learning process was meaninful, especially to students who participated to models produce. This group had a 22,44% better performance than the others students . The alternative anatomic models proved to be totally viable for application in public schools promoting impact on students` involvement during classes and cognitive gain associated with a low execution cost.pt_BR
dc.description.resumoO ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana são itens de imprescindível importância para o autoconhecimento dos processos desempenhados por nosso organismo e impactam, diretamente, na manutenção da saúde do individuo. Uma das ferramentas de grande eficácia no auxilio do processo de desenvolvimento intelectual é a utilização de modelos anatômicos, por inserir o fator lúdico, e devido o contato manual e visual com um material didático mais concreto. Entretanto, o uso de modelos anatômicos comerciais possui alto custo para ser adquirido por escolas públicas. Assim, esse projeto teve como objetivo elaborar modelos anatômicos alternativos aos comerciais, e avaliar o seu impacto na aprendizagem dos conteúdos morfofuncionais, especificamente o Aparelho Locomotor por, geralmente, não ser abordado no ensino médio, devido à pequena carga horária destinada a Biologia. O projeto foi desenvolvido em conjunto com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Clóvis Salgado em Cataguases – MG, como um projeto extra-aula, sob a supervisão do professor autor do projeto. As peças foram modeladas à base de massa de biscuit juntamente com materiais alternativos em sua composição. Foram priorizados materiais reutilizados, reciclados e de baixo custo na confecção das peças. Em seguida os modelos produzidos foram utilizados em sala de aula, com a utilização de metodologias ativas e visando o protagonismo do aluno. Através da aplicação de um questionário em escala likert, 96,2% dos alunos afirmaram que se sentiram estimulados tanto ao saber que teriam as aulas com a utilização dos modelos anatômicos quanto em participar do momento das aulas, gostariam de ter mais aulas semelhantes e disseram aumentar o interesse pelo conteúdo abordado. A mesma porcentagem, 96,2% afirmou que os modelos foram bem feitos e concordaram com o tipo de material utilizado para sua confecção, sendo que 82,3% acharam os modelos alternativos compatíveis com os modelos reais. A comparação entre pré e pós-teste mostra que o ganho no processo de aprendizagem foi substancial sobretudo no grupo que participou da produção, com aproveitamento 22,44% superior aos demais.. O projeto e a metodologia desenvolvidos se mostraram totalmente viáveis para aplicação em escolas públicas devido ao seu impacto positivo no ganho do comprometimento dos alunos durante as aulas, ganho cognitivo e seu baixo custo de implementação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelo anatômico alternativopt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectAparelho locomotorpt_BR
dc.subjectAlternative anatomical modelpt_BR
dc.subjectPlayful learning coursewarept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectMusculoskeletal systempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleProdução e utilização de modelos anatômicos como ferramenta auxiliar de aprendizagem de conteúdos morfofuncionais no ensino médio: aparelho locomotorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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