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Type: Dissertação
Title: Luteria composicional de algoritmos pós-tonais
Author: Soares, Guilherme Rafael
First Advisor: Quaranta, Daniel Eduardo
Referee Member: Fenerich, Alexandre Sperandéo
Referee Member: Figueiró, Cristiano Severo
Resumo: Esta pesquisa sistematiza um catálogo de experimentos constituído de estudos musicais e seus algoritmos geradores, organizando procedimentos para composição assistida por computador orientados por regras derivadas de análises musicais de contexto pós-tonal. Os procedimentos são inspirados em apontamentos de estudos sobre pós-tonalidade no compositor Béla Bartók, encontrados nas obras de Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) e Suchoff (2004). Problematizam-se aqui os conceitos de ciclos intervalares, eixos de simetria, polimodalismo e peculiaridades de coleções referenciais de classes de altura - conforme sugestões de Forte (1973), Straus (2004) e Susanni e Antokoletz (2012). São detalhadas questões computacionais para esta implementação, utilizando como base as ferramentas OpenMusic e biblioteca Python Music21. Um legado em código aberto fica disponível para continuidades possíveis deste trabalho.
Abstract: This research produces a catalog of experiments in musical studies and its related generative algorithms, organizing procedures for computer aided composition oriented by constraints extracted from post-tonal musical analyses. The procedures are inspired by post-tonality studies of Béla Bartók’s music, found in the works of Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) and Suchoff (2004). Main focus on problematization of interval cycles, symmetry axis, polymodalism and peculiarity of referencial collections from pitch-class set theory - as sugested by Forte (1973), Straus (2004) and Susanni e Antokoletz (2012). Details of computational issues for the implementation, using the open source tools OpenMusic and Music21 (python library) as base.
Keywords: Música algorítmica
Pós-tonalismo
Teoria dos conjuntos
Pitch class theory
Luteria
Composição assistida por computador
Musicologia assistida por computador
Open Music
Software livre
Music21
Béla Bartók
Algorithmic Composition
Post-Tonal theory
Pitch class set theory
Computer aided composition
Open Music
Music21
Python
Free Software
Béla Bartók
CNPq: Artes visuais, música e tecnologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/112
Issue Date: 30-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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