Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11186
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
demaisadesousaalves.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carrara, Ângelo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlves, Demásia de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-24T11:38:16Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-10-24T11:38:16Z-
dc.date.issued2017-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11186-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir pretende elucidar as etapas da construção do material didático exigido para finalização do curso de Especialização em História da África. A escolha do recurso de imagens e tecnologia compreende a necessidade de incorporação de novas ferramentas pedagógicas na sala de aula. Como Caderno de Exercícios, o material didático divide-se em áreas do conhecimento da história, geografia, filosofia e literatura. Tem como objetivo somar ao arcabouço teórico-prático por uma educação antirracista e ética. O fazer-ensinar é uma intervenção-no-mundo que possibilita emancipação das mentalidades presas na colonialidade. O silenciamento faz parte da história dos povos subalternizados, sobretudo dos povos africanos. Procurar suas vozes é como exercer o ciscar da galinha d'angola: da criação à recriação, inicia-se um universo de histórias. Refletir sobre a efetivação da lei 10.639 é incorporar um posicionamento epistemológico frente à estrutural racista do sistema educacional brasileiro. As inquietações presentes configuram a tentativa de construção de um fazer científico que rompa silenciamentos da historicidade do fazer histórico não hegemônico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO recurso da tecnologia no ensino de História da África: um relato de viagem em "navegação"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História da África



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons