https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11186
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
demaisadesousaalves.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carrara, Ângelo Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Alves, Demásia de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T11:38:16Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08 | - |
dc.date.available | 2019-10-24T11:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11186 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho a seguir pretende elucidar as etapas da construção do material didático exigido para finalização do curso de Especialização em História da África. A escolha do recurso de imagens e tecnologia compreende a necessidade de incorporação de novas ferramentas pedagógicas na sala de aula. Como Caderno de Exercícios, o material didático divide-se em áreas do conhecimento da história, geografia, filosofia e literatura. Tem como objetivo somar ao arcabouço teórico-prático por uma educação antirracista e ética. O fazer-ensinar é uma intervenção-no-mundo que possibilita emancipação das mentalidades presas na colonialidade. O silenciamento faz parte da história dos povos subalternizados, sobretudo dos povos africanos. Procurar suas vozes é como exercer o ciscar da galinha d'angola: da criação à recriação, inicia-se um universo de histórias. Refletir sobre a efetivação da lei 10.639 é incorporar um posicionamento epistemológico frente à estrutural racista do sistema educacional brasileiro. As inquietações presentes configuram a tentativa de construção de um fazer científico que rompa silenciamentos da historicidade do fazer histórico não hegemônico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | O recurso da tecnologia no ensino de História da África: um relato de viagem em "navegação" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História da África |
This item is licensed under a Creative Commons License