Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11178
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
weltondasilvaarruda.pdf20.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Assis, Fernanda Souza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413480335430633pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcelo Nagem Valério de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492455472688118pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Renata Bernardes Faria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599178303238933pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Bicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.creatorArruda, Welton da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5326791406603017pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T16:56:38Z-
dc.date.available2019-10-21-
dc.date.available2019-10-23T16:56:38Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11178-
dc.description.abstractThis document was built to meet the continuing needs in education, methodologies that improve the process of teaching and learning through greater involvement of students. Thus, a Sequence of Investigative Teaching (SIT) was conducted in a room of the First Grade, in the city of Baixo Guandu, Espírito Santo. In this context, water quality was problematized and debated in nine stages of investigative teaching, from the perspective of Science, Technology, Society and Environment. Based on teaching by investigation, students were led to act as scientists, making observations, problematizing, raising scientific questions and hypotheses, besides organizing their own experiments and conducting their tests. In this proposal, the teacher acted as a mediator of knowledge and the student was the protagonist of his own learning. In carrying out their own experiments, the students went out to the field, collected samples from a spring and the rivers that flow through their city, the Rio Doce and the Rio Guandu, and also collected water treated by the municipal water supply company. They performed the analysis of the samples, also testing the Multiple Tube technique for total and thermotolerant coliforms. Finally, the students disseminated their experience to the school community and evaluated the methodology, pointing out positive and negative points and making suggestions to improve the methodology. As a result, evidence of Scientific Literacy (SL) was found among students who after SIT demonstrated understanding of typical science terms and techniques as well as a good understanding of doing science, its processes, methods, equipment, and its social, cultural and environmental implications.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi construído visando atender às necessidades contínuas na educação, de metodologias que melhorem o processo de ensino aprendizagem através de um maior envolvimento dos discentes. Dessa forma, foi realizada uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) em uma sala do primeiro ano do ensino médio regular, na cidade de Baixo Guandu, Espírito Santo. Nesse âmbito, a qualidade da água foi problematizada e debatida em nove etapas de ensino investigativo, em uma perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Baseado no ensino por investigação, os discentes foram levados a atuarem como cientistas, fazendo observações, problematizando, levantando questões científicas e hipóteses, além de organizarem seus próprios experimentos e realizarem seus testes. Nessa proposta, o professor atuou como mediador do conhecimento e o aluno foi o protagonista do seu próprio aprendizado. Ao realizarem seus próprios experimentos, os alunos saíram a campo, coletaram amostras em uma nascente e nos rios que banham sua cidade, o Rio Doce e o Rio Guandu, além de coletarem também a água tratada pela companhia municipal de abastecimento. Realizaram as análises das amostras, testando também a técnica dos Tubos Múltiplos em busca de coliformes totais e termotolerantes. Por fim, os discentes divulgaram seu trabalho para a comunidade escolar e avaliaram a metodologia, apontando pontos positivos, negativos e dando sugestões para melhorar a metodologia. Como consequência disso, foram constatados os indícios da Alfabetização Científica (AC) entre os discentes que após a SEI demonstraram a compreensão de termos e técnicas típicas da ciência além de um bom entendimento sobre o fazer ciência, em seus processos, métodos, equipamentos, além de suas implicações sociais, culturais e ambientais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectSEIpt_BR
dc.subjectQualidade da águapt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectInvestigation teachingpt_BR
dc.subjectMicrobiologypt_BR
dc.subjectSITpt_BR
dc.subjectWater qualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEnsino por investigação científica no ensino médio: a qualidade da águapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons