Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11171
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fernandaguerrameirelesbarreto.pdf2.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Avaliação da utilização de experimentos de microbiologia na aprendizagem e retenção do conhecimento de alunos do ensino médio
Autor(es): Barreto, Fernanda Guerra Meireles
Orientador: Sakurada, Aripuanã Watanabe Aranha
Miembros Examinadores: Silva, Carolina dos Santos Fernandes da
Miembros Examinadores: Domingues, André Luiz da Silva
Resumo: A Microbiologia é uma Ciência que estuda os seres microscópicos e está relacionada diretamente ao nosso cotidiano merecendo um enfoque nas disciplinas de Biologia e Ciências. A falta de recursos, equipamentos, materiais e manutenção de espaços para a realização de aulas práticas ou experimentais tem dificultado a aprendizagem desse tema nas escolas públicas. É de grande importância que atividades práticas de Microbiologia possam ser desenvolvidas com materiais simples e de baixo custo levando-se em consideração a realidade da escola e proporcionando o efetivo ensino deste tema. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de experimentos (aulas práticas), de baixo custo, no ensino de microbiologia, assim como avaliar a aprendizagem e retenção do conhecimento microbiológico dos alunos do ensino médio modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para isto, a pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual situada no município de Ubá – MG. Foram utilizados questionários (questionário 1: pré-aula prática, questionários 2 e 3: pós-aula prática), aula expositiva e experiências microbiológicas (Higiene das mãos, Decomposição do pão, Fabricação de iogurte caseiro e Estragando o Mingau) utilizando materiais alternativos e de baixo custo sem a utilização de um laboratório. Trinta alunos foram incluídos no estudo, divididos em 2 grupos: experimental (com aplicação do experimentos práticos) e controle (na qual não houve aplicação dos experimentos). Não houve diferença estatística significativa entre os grupos experimental e controle nos três questionários aplicados, porém vale ressaltar que no questionário 2 uma questão apresentou diferença significativa (p<0,001), mostrando que 93% dos alunos do grupo experimental acertaram a questão: Podemos afirmar que os microrganismos causam doenças?, em comparação com 13% de acerto no grupo controle, e também na comparação entre os grupos no questionário 3 foi encontrado um valor de p = 0,097 mostrando que os alunos do grupo experimental apresentaram uma tendência a notas mais elevadas (grupo experimental: 8,06 versus grupo controle: 7,28). Os resultados obtidos demonstraram que os experimentos de baixo custo viabilizam a contextualização do mundo microbiológico, aumentam o interesse dos alunos e podem ser aplicados em qualquer escola com poucas condições de recursos e infraestrutura, sendo uma excelente ferramenta pedagógica para trabalhar o conteúdo de microbiologia nas aulas de Biologia.
Resumen : Microbiology is a science that studies microscopic organisms and is directly related to our daily life deserving an important role on the disciplines of biology and science. The lack of resources, equipment, materials and maintenance of spaces for practical or experimental classes has made it difficult to learn about this theme in public schools. It is important that practical microbiology activities can be developed with simple and low cost materials considering the reality of the school and providing the effective teaching of microbiology. The present work aimed to evaluate the use of experiments (practical classes), of low cost, in the teaching of microbiology, as well as to evaluate the learning and retention of microbiological knowledge of high school students in the mode Youth and Adult Education - EJA. The study was conducted in a state public school located in the municipality of Ubá - MG. We used questionnaires (questionnaire 1: pre-practice, questionnaires 2 and 3: after practical classes), lecture and microbiological experiences (Hand hygiene, Bread decomposition, Homemade yogurt and Spoiling the Porridge) using alternative low cost materials without the use of a laboratory. Thirty students were included in the study, divided into 2 groups: experimental (with application of practical experiments) and control (no application of experiments). There was no statistically significant difference between the experimental and control groups in the three applied questionnaires, but it is noteworthy that in questionnaire 2 one question presented significant difference (p <0.001), showing that 93% of the students in the experimental group answered the question correctly: We can state that do microorganisms cause disease ?, compared with 13% accuracy in the control group, and also in the comparison between groups in questionnaire 3, a value of p = 0.097 was found showing that students in the experimental group tended to score higher (experimental group: 8.06 versus control group: 7.28). The results showed that low cost experiments enable the contextualization of the microbiological world, increase students' interest and can be applied in any school with few resources and problematic infrastructure conditions, working as an excellent pedagogical tool to teaching the microbiology content in biology class.
Palabras clave : Microbiologia
Aulas práticas
Aprendizagem
Biologia
EJA
Microbiology
Practical classes
Learning
Biology
EJA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11171
Fecha de publicación : 12-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons