Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11159
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
taniamarasilveiradias.pdf6.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee2Mello, Marisol Barenco de-
dc.creatorDias, Tânia Mara Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T15:59:05Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-10-17T15:59:05Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11159-
dc.description.abstractThis study was developed in the Graduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Juiz de Fora, on the line of research "Language, Knowledge and Teacher Education". Understanding How the moment of transition from nursery to preschool takes place and what meanings are attributed by teachers, coordinator and family members was the question that instigated this research. It aimed to achieve the following objectives: 1) To describe children’s transition from nursery to the new routine of a preschool in Juiz de Fora, regarding the introduction process of both institutions; 2) To understand the meanings attributed by teachers, coordinator and family to the introduction process in a nursery and preschool. The research was conducted at two Early Years institutions (nursery / preschool) run by Juiz de Fora city council. The work was based on the qualitative approach methodology and was inspired by Bakhtin's perspective on the conception of language as discursive production, to look at the field studies and to narrate the meanings constructed by teachers and family about this introduction process. Two teachers, one coordinator and thirteen family members took part in the research. We applied the dialogic interview and participant observation methods for data production, and for its organization and analysis we used the historical-cultural perspective of the Meaning Core. Two meaning core were constructed with an analysis purpose, namely: 1) Nursery and preschool observation 2) Transition processes from nursery to introduction in preschool. The core analysis allowed us to understand how the introduction process occurs and what are the main characteristics regarding the institutions context, which can be an important step to motivate nursery or preschool teachers to develop and work in partnership and collaboration. The Early Years institution should take care of the introduction process since the first contact with a student’s family. First impressions are responsible for the way a family will relate to the new and usually strange environment. We expect to contribute for the advancement of knowledge production in Early Years education, and, mainly, to discuss the theme within the education system in the city of Juiz de Fora / MG.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, no âmbito da linha de pesquisa ―Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores‖. A questão de partida que impulsionou a pesquisa foi: Como acontece e quais os sentidos atribuídos pelas professoras, coordenadora e familiares ao momento de transição da creche para a pré-escola? Buscou alcançar os seguintes objetivos: 1) descrever como ocorre o processo de transição das crianças vinculadas a uma creche conveniada/pública do município de Juiz de Fora ao novo cotidiano escolar da pré-escola, considerando o processo das duas instituições; 2) compreender os sentidos atribuídos pelas professoras, pela coordenadora e pelos familiares na vivência desses processos de inserção na creche e na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de Educação Infantil (creche/pré-escola) da rede conveniada e pública do município de Juiz de Fora. O trabalho, alicerçado na abordagem qualitativa de pesquisa, inspirou-se na perspectiva de Bakhtin, na concepção de linguagem como produção discursiva, para olhar o campo e narrar os sentidos construídos pelas professoras e familiares sobre esse processo. Participaram da pesquisa duas professoras, uma coordenadora e treze familiares. Utilizamos a entrevista dialógica e a observação participante para a produção dos dados e recorremos aos Núcleos de Significação, na perspectiva histórico-cultural, para sua organização e análise. Para efeito de análise, foram construídos dois núcleos de significação, a saber: 1) Olhares para a creche e a pré-escola 2) Processos de transição na creche e de inserção na pré-escola. A análise dos núcleos permitiu compreender como os processos de inserção ocorrem e quais suas principais características no contexto das instituições, o que pode ser um importante passo para que professores de creche ou pré-escola desenvolvam e realizem um trabalho em parceria e colaboração. A instituição de Educação Infantil deve cuidar do processo de inserção desde o momento em que estabelece o primeiro contato com a família. As primeiras impressões influenciam bastante a maneira como a família vai se relacionar com o novo e, na maioria das vezes, estranho ambiente. Espera-se contribuir para o avanço da produção de conhecimento na área da Educação Infantil e, principalmente, problematizar o tema no interior da rede de Educação do município de Juiz de Fora/MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInserçãopt_BR
dc.subjectTransição da creche para a pré-escolapt_BR
dc.subjectEarly years educationpt_BR
dc.subjectSchool introductionpt_BR
dc.subjectTransition from nursery to preschoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSentidos sobre o processo de transição da creche para a pré-escola: múltiplos olharespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons