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Tipo: Dissertação
Título: Sentidos sobre o processo de transição da creche para a pré-escola: múltiplos olhares
Autor(es): Dias, Tânia Mara Silveira
Primeiro Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Membro da banca: Mello, Marisol Barenco de
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, no âmbito da linha de pesquisa ―Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores‖. A questão de partida que impulsionou a pesquisa foi: Como acontece e quais os sentidos atribuídos pelas professoras, coordenadora e familiares ao momento de transição da creche para a pré-escola? Buscou alcançar os seguintes objetivos: 1) descrever como ocorre o processo de transição das crianças vinculadas a uma creche conveniada/pública do município de Juiz de Fora ao novo cotidiano escolar da pré-escola, considerando o processo das duas instituições; 2) compreender os sentidos atribuídos pelas professoras, pela coordenadora e pelos familiares na vivência desses processos de inserção na creche e na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições de Educação Infantil (creche/pré-escola) da rede conveniada e pública do município de Juiz de Fora. O trabalho, alicerçado na abordagem qualitativa de pesquisa, inspirou-se na perspectiva de Bakhtin, na concepção de linguagem como produção discursiva, para olhar o campo e narrar os sentidos construídos pelas professoras e familiares sobre esse processo. Participaram da pesquisa duas professoras, uma coordenadora e treze familiares. Utilizamos a entrevista dialógica e a observação participante para a produção dos dados e recorremos aos Núcleos de Significação, na perspectiva histórico-cultural, para sua organização e análise. Para efeito de análise, foram construídos dois núcleos de significação, a saber: 1) Olhares para a creche e a pré-escola 2) Processos de transição na creche e de inserção na pré-escola. A análise dos núcleos permitiu compreender como os processos de inserção ocorrem e quais suas principais características no contexto das instituições, o que pode ser um importante passo para que professores de creche ou pré-escola desenvolvam e realizem um trabalho em parceria e colaboração. A instituição de Educação Infantil deve cuidar do processo de inserção desde o momento em que estabelece o primeiro contato com a família. As primeiras impressões influenciam bastante a maneira como a família vai se relacionar com o novo e, na maioria das vezes, estranho ambiente. Espera-se contribuir para o avanço da produção de conhecimento na área da Educação Infantil e, principalmente, problematizar o tema no interior da rede de Educação do município de Juiz de Fora/MG.
Abstract: This study was developed in the Graduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Juiz de Fora, on the line of research "Language, Knowledge and Teacher Education". Understanding How the moment of transition from nursery to preschool takes place and what meanings are attributed by teachers, coordinator and family members was the question that instigated this research. It aimed to achieve the following objectives: 1) To describe children’s transition from nursery to the new routine of a preschool in Juiz de Fora, regarding the introduction process of both institutions; 2) To understand the meanings attributed by teachers, coordinator and family to the introduction process in a nursery and preschool. The research was conducted at two Early Years institutions (nursery / preschool) run by Juiz de Fora city council. The work was based on the qualitative approach methodology and was inspired by Bakhtin's perspective on the conception of language as discursive production, to look at the field studies and to narrate the meanings constructed by teachers and family about this introduction process. Two teachers, one coordinator and thirteen family members took part in the research. We applied the dialogic interview and participant observation methods for data production, and for its organization and analysis we used the historical-cultural perspective of the Meaning Core. Two meaning core were constructed with an analysis purpose, namely: 1) Nursery and preschool observation 2) Transition processes from nursery to introduction in preschool. The core analysis allowed us to understand how the introduction process occurs and what are the main characteristics regarding the institutions context, which can be an important step to motivate nursery or preschool teachers to develop and work in partnership and collaboration. The Early Years institution should take care of the introduction process since the first contact with a student’s family. First impressions are responsible for the way a family will relate to the new and usually strange environment. We expect to contribute for the advancement of knowledge production in Early Years education, and, mainly, to discuss the theme within the education system in the city of Juiz de Fora / MG.
Palavras-chave: Educação infantil
Inserção
Transição da creche para a pré-escola
Early years education
School introduction
Transition from nursery to preschool
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11159
Data do documento: 7-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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