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dc.contributor.advisor1Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Enilce do Carmo Albergaria-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.referee3Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee4Silva, Maria Andreia de Paula-
dc.creatorAssis, Luciana Ornelas Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T15:58:44Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-10-17T15:58:44Z-
dc.date.issued2013-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11158-
dc.description.abstractThe present work suggests a dialogue between Literature and the Analytical Psychology, with the objective of studying the literary records of the brazilian cultural unconscious , present in the works, Iracema, by José de Alencar, Macunaíma, by Mário de Andrade and Maíra, by Darcy Ribeiro. Apart from using Jung´s studies about the collective unconscious and the post-Jungian works about the cultural unconscious, the concept of monomith, by Joseph Campbell, the considerations by the brazilian psychologist and anthropologist Roberto Gambini, who studied the brazilian society, the analysis about the heroes´ cicle evolution by Joseph Henderson, and the works of Erick Neumman, who studied the stages of the heroic journey as stages of ego development – about a single human being or about a collective. With the objective of enriching these studies, it also uses the propositions of some literature critics like Tzvetam Todorov, Gilda de Souza Mello, Silviano Santiago, Eneida Leal Cunha, Teresinha Vânia Zimbrão da Silva and Alfredo Bosi, among others. Starting from the Jungian point of view that the heroes are archetypes of the collective unconscious and its characteristics and history also reveal the characteristics and history of the societies that produced them, the analysis of the heroic pathways from Iracema, Martim, Macunaíma, Isaías and Alma, main characters from the cited works, as representations of the brazilian society´s heroic pathways in the pursuit of si mesmo (self), during the period of one hundred years that comprise the written of these novels. What is observed are the literary records of a society in pursuit of its own identity, trying to self rescue itself, emerge from the debris of annihilation from its own culture accumulated from centuries of colonization, slavery and emptying. We also notice the development of the hero´s cicle: the Trickster, in Macunaíma, to the Hare, in Maíra.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe um diálogo entre a Literatura e a Psicologia Analítica, com o objetivo de estudar os registros literários do inconsciente cultural brasileiro presentes nas obras Iracema, de José de Alencar, Macunaíma, de Mário de Andrade, e Maíra, de Darcy Ribeiro. Para isso, utiliza, além dos estudos de Jung sobre o inconsciente coletivo e dos trabalhos de pós-junguianos sobre o inconsciente cultural, o conceito de monomito, proposto por Joseph Campbell, as considerações do psicólogo e antropólogo brasileiro Roberto Gambini, que se propôs a colocar a sociedade brasileira no divã, as análises de Joseph Henderson, sobre a evolução do ciclo dos heróis, e de Erick Neumman, que estudou as etapas da jornada heroica como fases do desenvolvimento do ego - seja ele de um único ser humano ou de uma coletividade. Com o objetivo de enriquecer os estudos realizados, utiliza também das proposições de críticos literários como Tzvetam Todorov, Gilda de Souza Mello, Silviano Santiago, Eneida Leal Cunha, Teresinha Vânia Zimbrão da Silva e Alfredo Bosi, dentre outros. Partindo do pressuposto junguiano de que os heróis são arquétipos do inconsciente coletivo e de que suas características e suas histórias revelam também as características e as histórias das sociedades que os produziram, são analisadas as trajetórias heroicas de Iracema, Martim, Macunaíma, Isaías e Alma, personagens centrais das obras citadas, como representações da trajetória heroica da sociedade brasileira em busca do si mesmo, durante o período de cem anos que compreende a escrita desses romances. O que se observa são os registros literários de uma sociedade em busca da própria identidade, tentando se autorresgatar, emergir dos escombros de aniquilamento de sua cultura acumulados durante vários séculos de colonização, de escravidão e de esvaziamento. Observa-se, ainda, o desenvolvimento no ciclo do herói: do Trickster, em Macunaíma, para o Hare, em Maíra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectMonomitopt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectMithpt_BR
dc.subjectMonomithpt_BR
dc.subjectHeropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO fio de Ariadne: uma leitura do inconsciente cultural brasileiro registrado pela literaturapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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