https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11139| Tipo: | Relatório de Pesquisa | 
| Título: | Alfabetização na primeira infância: o uso de games no processo de construção do conhecimento | 
| Autor(es): | Carvalho, Simone Aparecida Ferreira | 
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Adriana Marques | 
| Co-orientador: | Resende, Vitor Lopes | 
| Resumo: | Diante das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e do acesso rápido e instantâneo a tudo que acontece no mundo através da internet, o perfil dos alunos de hoje foi modificado, sendo necessário também que os docentes se abram ao uso e incorporação dessas novas tecnologias midiáticas em suas práticas pedagógicas. O presente relato se propõe a apresentar as perspectivas dos professores em atividade com relação ao uso de mídias, mais especificamente os games em educação, para efetivação de uma nova e significativa aprendizagem escolar. Apresenta ainda, uma proposta de uso de jogos educativos com alunos da educação infantil. À partir dessas propostas, surgiram dois produtos midiáticos: reportagem e uso de games na educação, que dialogaram perfeitamente entre si. Os educadores devem buscar utilizar recursos midiáticos, como os games, sob a perspectiva de uma proposta inovadora de ministrar os conteúdos escolares de uma forma mais participativa, colaborativa, significativa e lúdica. Para tanto é necessária uma adequada formação dos professores, bem como a disponibilização de equipamentos de qualidade e em quantidade suficiente. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Tecnologia Prática docente Uso de games | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11139 | 
| Data do documento: | 23-Fev-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Especialização em Mídias na Educação | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




