https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| kamilladesousaribeiro.pdf | 237.17 kB | Adobe PDF |  View/Open | 
| Type: | Relatório de Pesquisa | 
| Title: | O xadrez como aliado na alfabetização | 
| Author: | Ribeiro, Kamilla de Sousa | 
| First Advisor: | Ferreira, Adriana Marques | 
| Co-Advisor: | Rezende, Vitor Lopes | 
| Resumo: | O presente trabalho objetiva utilizar o jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos. Buscamos compreender as relações entre jogos e aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de professores e demais profissionais envolvidos no Projeto Xadrez: Ginástica da Inteligência desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, situada em Governador Valadares – MG. Foi usado como instrumento metodológico uma reportagem e um ensaio fotográfico publicado no site https://sites.google.com/view/partilhando-saberes/pagina-inicial. Como resultado da nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma ferramenta de ensino que visa melhorar a prática pedagógica do professor, despertando o interesse dos alunos, sendo um recurso facilitador do processo de aprendizagem. Chegamos à conclusão que o xadrez é um jogo que educa. É indicado para pessoas de todas as idades. É uma atividade prazerosa, lúdica que desenvolve diversas habilidades cognitivas, afetivas e intelectuais. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Xadrez escolar Ensino e aprendizagem Ferramenta pedagógica | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125 | 
| Issue Date: | 23-Feb-2019 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação | 
This item is licensed under a Creative Commons License
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




