https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| kamilladesousaribeiro.pdf | 237.17 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Tipo: | Relatório de Pesquisa | 
| Título: | O xadrez como aliado na alfabetização | 
| Autor(es): | Ribeiro, Kamilla de Sousa | 
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Adriana Marques | 
| Co-orientador: | Rezende, Vitor Lopes | 
| Resumo: | O presente trabalho objetiva utilizar o jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos. Buscamos compreender as relações entre jogos e aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com a participação de professores e demais profissionais envolvidos no Projeto Xadrez: Ginástica da Inteligência desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, situada em Governador Valadares – MG. Foi usado como instrumento metodológico uma reportagem e um ensaio fotográfico publicado no site https://sites.google.com/view/partilhando-saberes/pagina-inicial. Como resultado da nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma ferramenta de ensino que visa melhorar a prática pedagógica do professor, despertando o interesse dos alunos, sendo um recurso facilitador do processo de aprendizagem. Chegamos à conclusão que o xadrez é um jogo que educa. É indicado para pessoas de todas as idades. É uma atividade prazerosa, lúdica que desenvolve diversas habilidades cognitivas, afetivas e intelectuais. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Xadrez escolar Ensino e aprendizagem Ferramenta pedagógica | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11125 | 
| Data do documento: | 23-Fev-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Especialização em Mídias na Educação | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




