Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11123
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helianadamascenobarbosa.pdf483.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Relatório de Pesquisa
Title: Gamificação na educação: o uso de estratégias gamificadas no ensino de geografia
Author: Barbosa, Heliana Damasceno
First Advisor: Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
Co-Advisor: Cunha, Ana Regina Cardoso
Resumo: Este relatório descreve o desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizam a gamificação nas aulas de geografia. A obtenção de dados para a confecção dos produtos se deu através de pesquisas bibliográfica e online e a partir dos conhecimentos construídos durante o curso de especialização em Mídias na Educação. Buscou-se responder às seguintes questões: a) O que é gamificação? Como o uso de estratégias gamificadas pode contribuir para o ensino de geografia? O primeiro capítulo apresenta o conceito de gamificação e a necessidade do uso de novas metodologias no ensino. No segundo capítulo, temos o desenvolvimento dos produtos. Como resultado, foi possível observar que os produtos desenvolvidos conseguiram integrar conceitos geográficos dentro de um mesmo contexto. Assim, percebe-se que a gamificação possibilita o aprendizado de diversos conteúdos em uma mesma atividade didática.
Abstract: -
Keywords: Gamificação
Ensino de geografia
Metodologias didáticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11123
Issue Date: 16-Feb-2019
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons