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dc.contributor.advisor1Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6712043115812168pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Ana Regina Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4021959313848087pt_BR
dc.creatorSantana, Glaucia Pereira Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:44:34Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-14T19:44:34Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO relatório apresenta o processo de produção relacionado à criação de dois recursos realizados a partir de situações lúdicas, empiricamente vivenciadas na sala de aula, através de jogos de tabuleiro. A proposta foi desenvolvida numa turma de 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, com o objetivo de observar como a relação de ensino-aprendizagem se dá nestes ambientes de interação. O processo em estudo é a Gamificação na sala de aula, o que não implica necessariamente o uso de tecnologias digitais, mas sim a utilização de jogos pedagógicos existentes na escola ou confeccionados pelo professor. Os jogos experimentados são jogos de tabuleiro construídos e readaptados de acordo com um determinado conteúdo escolar. A fim de formular um exemplo, foi criado um roteiro didático que propõe tornar as aulas mais interessantes e significativas, de maneira que o processo de aprendizagem seja construído coletivamente e de forma colaborativa, buscando beneficiar tanto os alunos quanto aos professores. O segundo recurso desenvolvido foi uma reportagem, apoiada em entrevistas e relatos escritos pelos alunos e cujo objetivo principal é buscar uma ressignificação das experiências vividas através dos jogos na sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectAprendizagenspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGamificação na sala de aula: um recurso possível?pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
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