https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122
File | Description | Size | Format | |
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glauciapereiraalmeidasantana.pdf | 847.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6712043115812168 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Ana Regina Cardoso | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4021959313848087 | pt_BR |
dc.creator | Santana, Glaucia Pereira Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T19:44:34Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10 | - |
dc.date.available | 2019-10-14T19:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O relatório apresenta o processo de produção relacionado à criação de dois recursos realizados a partir de situações lúdicas, empiricamente vivenciadas na sala de aula, através de jogos de tabuleiro. A proposta foi desenvolvida numa turma de 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, com o objetivo de observar como a relação de ensino-aprendizagem se dá nestes ambientes de interação. O processo em estudo é a Gamificação na sala de aula, o que não implica necessariamente o uso de tecnologias digitais, mas sim a utilização de jogos pedagógicos existentes na escola ou confeccionados pelo professor. Os jogos experimentados são jogos de tabuleiro construídos e readaptados de acordo com um determinado conteúdo escolar. A fim de formular um exemplo, foi criado um roteiro didático que propõe tornar as aulas mais interessantes e significativas, de maneira que o processo de aprendizagem seja construído coletivamente e de forma colaborativa, buscando beneficiar tanto os alunos quanto aos professores. O segundo recurso desenvolvido foi uma reportagem, apoiada em entrevistas e relatos escritos pelos alunos e cujo objetivo principal é buscar uma ressignificação das experiências vividas através dos jogos na sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ressignificação | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagens | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gamificação na sala de aula: um recurso possível? | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação |
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