https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
glauciapereiraalmeidasantana.pdf | 847.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Gamificação na sala de aula: um recurso possível? |
Autor(es): | Santana, Glaucia Pereira Almeida |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga |
Co-orientador: | Cunha, Ana Regina Cardoso |
Resumo: | O relatório apresenta o processo de produção relacionado à criação de dois recursos realizados a partir de situações lúdicas, empiricamente vivenciadas na sala de aula, através de jogos de tabuleiro. A proposta foi desenvolvida numa turma de 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, com o objetivo de observar como a relação de ensino-aprendizagem se dá nestes ambientes de interação. O processo em estudo é a Gamificação na sala de aula, o que não implica necessariamente o uso de tecnologias digitais, mas sim a utilização de jogos pedagógicos existentes na escola ou confeccionados pelo professor. Os jogos experimentados são jogos de tabuleiro construídos e readaptados de acordo com um determinado conteúdo escolar. A fim de formular um exemplo, foi criado um roteiro didático que propõe tornar as aulas mais interessantes e significativas, de maneira que o processo de aprendizagem seja construído coletivamente e de forma colaborativa, buscando beneficiar tanto os alunos quanto aos professores. O segundo recurso desenvolvido foi uma reportagem, apoiada em entrevistas e relatos escritos pelos alunos e cujo objetivo principal é buscar uma ressignificação das experiências vividas através dos jogos na sala de aula. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Gamificação Ressignificação Jogos de tabuleiro Aprendizagens |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122 |
Data do documento: | 16-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Mídias na Educação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons