Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
glauciapereiraalmeidasantana.pdf847.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Relatório de Pesquisa
Título : Gamificação na sala de aula: um recurso possível?
Autor(es): Santana, Glaucia Pereira Almeida
Orientador: Fernandes, Fernanda Pires Alvarenga
Co-orientador: Cunha, Ana Regina Cardoso
Resumo: O relatório apresenta o processo de produção relacionado à criação de dois recursos realizados a partir de situações lúdicas, empiricamente vivenciadas na sala de aula, através de jogos de tabuleiro. A proposta foi desenvolvida numa turma de 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal, com o objetivo de observar como a relação de ensino-aprendizagem se dá nestes ambientes de interação. O processo em estudo é a Gamificação na sala de aula, o que não implica necessariamente o uso de tecnologias digitais, mas sim a utilização de jogos pedagógicos existentes na escola ou confeccionados pelo professor. Os jogos experimentados são jogos de tabuleiro construídos e readaptados de acordo com um determinado conteúdo escolar. A fim de formular um exemplo, foi criado um roteiro didático que propõe tornar as aulas mais interessantes e significativas, de maneira que o processo de aprendizagem seja construído coletivamente e de forma colaborativa, buscando beneficiar tanto os alunos quanto aos professores. O segundo recurso desenvolvido foi uma reportagem, apoiada em entrevistas e relatos escritos pelos alunos e cujo objetivo principal é buscar uma ressignificação das experiências vividas através dos jogos na sala de aula.
Resumen : -
Palabras clave : Gamificação
Ressignificação
Jogos de tabuleiro
Aprendizagens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11122
Fecha de publicación : 16-feb-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons