https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11120
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
francislandadealmeidafreitassoares.pdf | 411.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Quiossa, Amanda Sangy | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6424742707545368 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ribeiro, Marianna Panisset Pedreira Ferreira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5708778573541687 | pt_BR |
dc.creator | Soares, Francislanda de Almeida Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T19:43:31Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10 | - |
dc.date.available | 2019-10-14T19:43:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11120 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem por objetivo apresentar o que foi estudado no curso de Mídias da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e foi elaborada buscando refletir sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental das escolas de Educação Básica dos anos iniciais do município de Leopoldina, Minas Gerais. É um relatório de dois produtos desenvolvidos para o curso de Mídias na Educação pautado por uma pesquisa bibliográfica utilizando as autoras Elizabete Ramalho Procópio (2017), Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro (2016) e Gercina Ângela Borém Lima (2007), como referências principais. Nossos alunos estão sempre conectados e gostam do uso de tecnologia e cabe ao professor aproveitar esses recursos de que dispõe para que suas aulas se tornem mais atrativas. Com base nesses argumentos a pesquisa foi feita através de estudo de textos sobre mídias, o uso das mídias, como elas estão sendo usadas e onde estão sendo usadas. O principal objetivo oi coletar dados que comprovem o uso dessas ferramentas em sala de aula, o que os professores pensam a respeito do uso dessas ferramentas e quais as possíveis dificuldades encontradas até o momento. Seu intuito é facilitar e auxiliar toda a escola para que esta seja dinâmica, atrativa e prazerosa para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Além de destacar a importância das mídias como ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem do Ensino fundamental dos anos iniciais. Despertar o interesse do professor em entender o que são as mídias e como utilizá-las a seu favor na sala de aula. Levar o professor a se adequar as possibilidades que a escola oferece. Motivar os alunos a desenvolver seu aprendizado com o auxílio das mídias de forma geral. Avaliar pontos positivos e negativos que são enfrentados tanto pelos professores quanto pelos alunos. Dinamizar as aulas ministradas tornando-as mais motivadoras para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Com isso foram desenvolvidos dois produtos um ensaio fotográfico do projeto Escrevendo com o escritor executado na Escola Municipal Cirene Fernandes Valentim do município de Leopoldina e um hipertexto com uma entrevista feita com a professora Ângela Priscila de uma escola de Educação Básica dos anos iniciais do município de Leopoldina; tendo como objetivo a reflexão sobre a importância das mídias na educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Mídias e o processo ensino-aprendizagem: como as mídias podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Mídias na Educação |
This item is licensed under a Creative Commons License