https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11120
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
francislandadealmeidafreitassoares.pdf | 411.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Relatório de Pesquisa |
Título : | Mídias e o processo ensino-aprendizagem: como as mídias podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Soares, Francislanda de Almeida Freitas |
Orientador: | Quiossa, Amanda Sangy |
Co-orientador: | Ribeiro, Marianna Panisset Pedreira Ferreira |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo apresentar o que foi estudado no curso de Mídias da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e foi elaborada buscando refletir sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental das escolas de Educação Básica dos anos iniciais do município de Leopoldina, Minas Gerais. É um relatório de dois produtos desenvolvidos para o curso de Mídias na Educação pautado por uma pesquisa bibliográfica utilizando as autoras Elizabete Ramalho Procópio (2017), Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro (2016) e Gercina Ângela Borém Lima (2007), como referências principais. Nossos alunos estão sempre conectados e gostam do uso de tecnologia e cabe ao professor aproveitar esses recursos de que dispõe para que suas aulas se tornem mais atrativas. Com base nesses argumentos a pesquisa foi feita através de estudo de textos sobre mídias, o uso das mídias, como elas estão sendo usadas e onde estão sendo usadas. O principal objetivo oi coletar dados que comprovem o uso dessas ferramentas em sala de aula, o que os professores pensam a respeito do uso dessas ferramentas e quais as possíveis dificuldades encontradas até o momento. Seu intuito é facilitar e auxiliar toda a escola para que esta seja dinâmica, atrativa e prazerosa para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Além de destacar a importância das mídias como ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem do Ensino fundamental dos anos iniciais. Despertar o interesse do professor em entender o que são as mídias e como utilizá-las a seu favor na sala de aula. Levar o professor a se adequar as possibilidades que a escola oferece. Motivar os alunos a desenvolver seu aprendizado com o auxílio das mídias de forma geral. Avaliar pontos positivos e negativos que são enfrentados tanto pelos professores quanto pelos alunos. Dinamizar as aulas ministradas tornando-as mais motivadoras para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Com isso foram desenvolvidos dois produtos um ensaio fotográfico do projeto Escrevendo com o escritor executado na Escola Municipal Cirene Fernandes Valentim do município de Leopoldina e um hipertexto com uma entrevista feita com a professora Ângela Priscila de uma escola de Educação Básica dos anos iniciais do município de Leopoldina; tendo como objetivo a reflexão sobre a importância das mídias na educação. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Mídias Educação Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11120 |
Fecha de publicación : | 16-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídias na Educação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons