Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11117
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ellenaparecidaarlindo.pdf191.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Recursos alternativos na educação: aplicação e desenvolvimento de ferramentas para adequação curricular
Autor(es): Arlindo, Ellen Aparecida
Primeiro Orientador: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Resumo: Trabalho baseado em dois produtos elaborados para prática docente com objetivo demonstrar como produzir conteúdo destinados ao uso em sala com educandos que precisem de intervenção através da adequação curricular, por exemplo, conforme a necessidade acadêmica de cada aluno, trazendo os recursos de mídias para a educação tornando o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e instigante para aluno e também professor. Os produtos elaborados foram um tutorial de como criar um jogo adequado ao que o aluno precisa reforçar. Este é o caso do jogo Racha Cuca, mas da mesma forma que ele foi produzido também pode se fazer com outras disciplinas e ou usá-lo de forma interdisciplinar. Para o desenvolvimento do produto foi utilizado o aplicativo de mensagens WhatsApp para interagir com profissionais da educação da cidade de Varginha/MG. Onde foram trocadas experiências sobre os temas: adequação Curricular, Sexo e sexualidade e Bullying, assuntos voltados para a atualidade no Brasil. Cabe ressaltar que todas as observações foram feitas diante das práticas profissionais, por mim observadas em escolas públicas nas quais os recursos estão limitados, portanto reforça a ideia que não é necessário, mas sim empenho em utilizar melhor os recursos disponíveis para proporcionar aos educandos conteúdos adequados a sua necessidade educacional.
Abstract: -
Palavras-chave: Aprendizagem
Conteúdos
Experimentação
Interdisciplinar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11117
Data do documento: 16-Fev-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Mídias na Educação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons