Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11113
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danilomarquessilva.pdf854.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Relatório de Pesquisa
Title: Arte urbana como possibilidade de trabalho pedagógico: percepções de docentes do ensino médio
Author: Silva, Danilo Marques
First Advisor: Veiga, Ana Lucia Werneck
Co-Advisor: Hara, Márcia Fernandes Pinheiro
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral compreender – pela visão do docente atuante no Ensino Médio e/ou em formação em cursos de Licenciatura – se a arte urbana se apresenta como possibilidade pedagógica. Desse objetivo, desdobram-se os seguintes: verificar se sujeitos da pesquisa percebem a arte urbana como possibilidade de intervenção pedagógica; e identificar os desafios apresentados em relação à implantação de práticas pedagógicas que extrapolam as paredes dos espaços escolares. Os estudos de Adolfo Tedesco, Pedro de Castro Hamann, Cristiano Lazzarin e Mariana Gontijo foram de suma importância para as discussões estruturadas nesse relatório. Em relação às temáticas ligadas à docência, foram essenciais os estudos de Mariano Enguita, Thiago Alves, José Marcelino de Rezende, bem como relatório da UNICEF que explicita dados sobre as realidades que circundam última etapa da Educação Básica. O universo aqui analisado compreendeu sujeitos recém-formados ou em formação em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esses sujeitos forneceram depoimentos e, consequentemente, materiais para serem analisados frente aos objetivos aqui propostos. Ou seja, verificar se a arte urbana manifestada em Belo Horizonte permitiria a construção de propostas pedagógicas em uma turma de Ensino Médio. Constatou-se que todos os sujeitos percebiam a arte urbana como um válido recurso pedagógico, e não somente as manifestações lotadas, por exemplo, em espaços de arte como museus. Além disso, verificou-se as distintas realidades dos estudantes como um desafio comum. Além do cuidado em se trabalhar com a arte urbana de modo a não fomentar, por exemplo, o censo comum e certos preconceitos.
Abstract: -
Keywords: Arte urbana
Docência
Docentes
Ensino médio
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11113
Issue Date: 16-Feb-2019
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons