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dc.contributor.advisor1Daibert, Barbara Ines Ribeiro Simoes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCoelho, Raquel Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T17:02:03Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-08T17:02:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11038-
dc.description.abstractThis article is based on the interpretation of the movie "Tent of miracles" (1977), directed by Nelson Pereira dos Santos and based on the homonymous work by Jorge Amado. The goal is to draw attention to the use of cinema in education and its trajectory to the present day. In this sense, this relation makes use of the capacity that the cinema has to capture details, clues about the world, the struggles of daily life, social and political struggles that are expressed in the cinema, which is evident when analyzing the movie "Tent of miracles". Which exposes the cultural issues of the time in which it was produced, but above all opens discussion about our society in discussing racism, religious intolerance and the cultural formation of the Brazilian people. With regard to this creation, we put here the discussion of how we can debate the image of the black in the cinema, what were the stereotypes built on the afrodescendant population and also with respect to religion sometimes turned to the idea of witchcraft, the mystic that weigh as pejorative and end up perpetuating common sense. When we speak of religion, we have to take into account the history of Brazil and the coming of Africans to Brazilian lands, and religion as a way of keeping the culture of a people alive, as Prandi (2000) "[...] The black religion that has been remade in Bahia and elsewhere is a reconstitution not only of the African religion, but of many other cultural aspects of the original Africa." Its justification is given by the need to expand themes and sources for a broad analysis with pedagogical practice, starting from the discussion about the formation of pre-established concepts. At this point we have a vast material for pedagogical practice, since this need To know and analyze the classics, not only of literature but also of cinema, here the national cinema, through questions in search of answers to certain subjects, in our case the debate is focused on the issue of racism and religious intolerance, being combated through the knowledge of the formation of the Brazilian people and our culture, putting into practice Law 10.639 / 03.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por base a interpretação do filme "Tenda dos milagres" (1977), dirigido por Nelson Pereira dos Santos e baseado na obra homônima de Jorge Amado. O objetivo é chamar atenção para o uso do cinema na educação e sua trajetória até os dias atuais. Neste sentido, essa relação faz uso da capacidade que o cinema tem de capturar detalhes, indícios sobre o mundo, as lutas da vida diária, lutas sociais e políticas que se expressam no cinema, o que fica evidente ao analisarmos o filme "Tenda dos milagres" que expõe as questões culturais da época em que foi produzido, mas acima de tudo abre discussão sobre a nossa sociedade ao debater o racismo, a intolerância religiosa e a formação cultural do povo brasileiro. Com relação à essa criação, colocamos aqui a discussão de como podemos debater a imagem do negro no cinema, quais foram os estereótipos construídos sobre a população afrodescendente e também com relação à religião por vezes voltada a ideia da feitiçaria, do místico que pesam como pejorativo e acabam se perpetuando no senso comum. Quando falamos da religião, temos que levar em conta a história do Brasil e a vinda dos africanos para as terras brasileiras, e a religião como forma de manter viva a cultura de um povo, como coloca Prandi (2000) "[...] a religião negra que se refez na Bahia e outros lugares é uma reconstituição não apenas da religião africana, mas de muitos outros aspectos culturais da África original." Sua justificativa se dá mediante a necessidade de ampliação de temas e fontes para uma ampla análise junto à prática pedagógica, partindo da discussão sobre a formação de conceitos pré-estabelecidos É nesse ponto que temos então um vasto material para a prática pedagógica, pois essa necessidade de conhecer e analisar os clássicos, não só da literatura, mas também do cinema, aqui o cinema nacional, através de perguntas em busca de respostas para determinados assuntos, no nosso caso o debate está voltado para a questão do racismo e da intolerância religiosa, sendo combatido através do conhecimento da formação do povo brasileiro e da nossa cultura, colocando em prática a Lei 10.639/03.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectReligious intolerancept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDa realidade à ficção: a questão da religião e da miscigenação no filme tenda dos milagrespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu



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