Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11026
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudiacontedosanjoslacerda.pdf299.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mariane Ambrósio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorLacerda, Claudia Conte dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T16:55:55Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-08T16:55:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11026-
dc.description.abstractStarting from the premise that religiosity is one of the factors that comprise the school context and that this context influences significantly the own school culture and community, as well as the learning processes, this research project proposes locate the practices and experiences of religious matrix afro-brazilian in the school environment, among students of the 1st to 5th grade in four public schools, three being in two large suburbs and one in the center of the Leopoldina, municipality of 53 thousand inhabitants, in the Zona da Mata of Minas Gerais. The option to investigate the incidence of religious practices afro-brazilian in this age-group is justified by the low visibility on the theme, seen in a previous survey in one of these schools, as well as the apparent understanding about the aspects of Afro-Brazilian culture, present in such practices, symbols and myths. It seeks yet, reflect on the applicability of Law 10.639/2003, regarding the issue of the manifestations of Afro-Brazilian culture through the religiosity, taking into account the processes of construction of our identities, either by history or by ethnic aspects. As methodology, participant observation in school environment, documentary analysis, application of questionnaires to families - by sampling at each of the schools -, and data collection with the students through direct response of these from "wheels of conversations", with the expectation of reaching 1,000 students. This research seeks new ways to deepen the issues raised here, in the reflection and identification of sociocultural factors which characterize the social groups at the same time that are typified by these.pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto que a religiosidade figura entre os fatores que integram o contexto escolar e que este contexto influencia de forma significativa a própria cultura escolar e comunitária, bem como, os processos de aprendizagem, este projeto de pesquisa propõe localizar as práticas e vivências religiosas de matriz afro-brasileira no ambiente escolar, entre alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas públicas, sendo três em dois grandes bairros periféricos e uma no centro de Leopoldina, município de 53 mil habitantes, na Zona da Mata de Minas Gerais. A opção por investigar a incidência de práticas religiosas de matriz afro-brasileira nessa faixa-etária surgiu a partir da pouca visibilidade do tema, percebida em um levantamento prévio, em uma destas escolas, como também o aparente desconhecimento dos aspectos da cultura afro-brasileira, presente em tais práticas, símbolos e mitos. Busca-se ainda, refletir sobre a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, no que tange a questão das manifestações da cultura afro-brasileira através da religiosidade, considerando os processos de construção de nossas identidades, seja pelo percurso histórico ou pelos aspectos étnicos. Como metodologia, pretende-se utilizar, além da observação participante ao ambiente escolar, análise documental, aplicação de questionários junto às famílias – por amostragem, em cada uma das escolas –, e coleta de dados junto aos alunos através de resposta direta destes a partir de “rodas de conversas”, com previsão de abrangência de mil alunos no total. Espera-se com esta pesquisa, abrir um leque para um maior aprofundamento das questões aqui suscitadas, na reflexão e identificação dos fatores socioculturais que caracterizam os grupos sociais ao mesmo tempo em que são tipificados por estes.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligiosidades afro-brasileirapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectAfro-brazilian religionspt_BR
dc.subjectSchool contextpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleReligiosidade e contexto escolar o “não lugar” das religiões de matriz afro-brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons