Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11019
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joannadarcdemellocroce.pdf257.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Incorporação e transe na Umbanda: perspectivas de uma antropologia relacional como um modo para se pensar o fenômeno
Autor(es): Croce, Joanna Darc de Mello
Primeiro Orientador: Floriano, Maria da Graça
Membro da banca: Daibert Júnior, Robert
Resumo: Esse trabalho é uma proposta de abordagem do fenômeno religioso mediúnico da incorporação na Umbanda através de um viés antropológico contemporâneo relacional. Chamado de “psicofonia” pela doutrina espírita kardecista e “possessão” pelo meio acadêmico-científico, a incorporação mediúnica pode ser pensada como um fenômeno que pode ser provocado e desenvolvido por indivíduos que produzem e recebem agência, através de técnicas corporais, tais como analisadas por Marcel Mauss em 1925, e através da teoria da “ecologia da vida”, de Tim Ingold (2000), num processo de “obviação” e de “educação da atenção”. Para ilustrar essa perspectiva, analisei etnograficamente o processo de desenvolvimento mediúnico num terreiro de Umbanda no qual faço parte, e, dessa forma, foi possível aplicar a teoria ingoldiana no meu caso. Em campo, observei que não se trata mais de explicar o fenômeno a partir de um viés puramente biológico e psicopatológico, ou somente pelo olhar sociológico, nos termos durkheimianos do “fato social”, trata-se antes de olhá-lo de modo a colapsar a dualidade natureza e cultura e encará-lo não como sendo composto por diversas categorias de classificação (sociológica, psicológica, biológica), mas como um processo onde todas essas coisas são fundidas, através das linhas de vida e do rizoma de Deleuze e Guattari.
Abstract: This paper is a proposal to approach the mediumistic religious phenomenon of incorporation in Umbanda through a contemporary relational anthropological bias. Called "psychophony" by the Kardecist spiritist doctrine and "possession" by the academic-scientific milieu, mediumistic embodiment can be thought of as a phenomenon that can be brought about and developed by individuals who produce and receive agency through bodily techniques such as analyzed by Marcel Mauss in 1925, and by Tim Ingold's (2000) theory of the "ecology of life", in a process of "ob- servation" and "attention education". To illustrate this perspective, I analyzed ethnographically the process of mediumistic development in a Umbanda´s terreiro in which I am a part, and in this way it was possible to apply the Ingoldian theory in my case. In the field, I observed that it is no longer a matter of explaining the phenomenon from a purely biological and psychopathological bias, or only by the sociological gaze, in the Durkheimian terms of the "social fact", it is rather a matter of looking at it in order to collapse The duality nature and culture and view it not as being composed of several categories of classification (sociological, psychological, biological), but as a process where all these things are fused, through the lines of life and the rhizome of Deleuze and Guattari.
Palavras-chave: Umbanda
Incorporação
Transe
Corpo
Antropologia
Umbanda
Incorporation
Trance
Body
Anthropology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11019
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons