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dc.contributor.advisor1Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714127200206716pt_BR
dc.contributor.referee1Rios, André Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8975046005480738pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcus Vinícius Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorVital, Jerusa Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549728673155891pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T16:49:15Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-10-08T16:49:15Z-
dc.date.issued2018-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11016-
dc.description.abstractThe importance of samba to Brazilian popular music due to its transformation into a national music. Therefore, the analysis of Brazilian popular song, the object of study of some authors shows the samba that emerged in the '30s as a major musical genre in the country, making it an integral part of the constitution of national identity. As presented in the introduction, several authors point Ary Barroso as one of the greatest composers of popular modern and is responsible for designing abroad samba-exaltation and marching, paving the way for the bossa nova. It also stands out, its multiple facets as sportscaster, writer, broadcaster, Alderman. This paper discusses the work of Ary Barroso, as a composer, particularly the samba-exaltation, a musical genre that has sophisticated features great feeling to Brazil. Accordingly, the objective of this study is to present an analysis of exaltation samba composer Ary Barroso, showing traces of epic account. The survey is also the conception of musical exaltation samba can be compatible with the style of modernism. As support for the study of the lyrics used the book Popular Song in Brazil, 2010 in Santuza Cambraia Naves and the same author, The Blue Guitar, 1998. Can observe features epic account of how the use of repeated words and adjectives vehement and direct speech. We emphasize other particulars as the presentation of the songs in pompous style, with the use of epithets majestic tones and the use of glorification of the folk elected as the epic. Arrangements grandiloquent, authentically national and aesthetics developed by Villa-Lobos in the early 30s shows that samba- exaltation reconciles it with the style of modernism.pt_BR
dc.description.resumoA importância do samba para a Música Popular Brasileira deve-se a sua transformação em música nacional. Portanto, a análise da canção popular brasileira, motivo de estudo de alguns autores mostra o samba, surgido nos anos 30, como principal gênero musical no país, tornando-se parte integrante da constituição da identidade nacional. Vários autores apontam Ary Barroso como um dos maiores compositores populares modernos, sendo ele o responsável por projetar no exterior o samba-exaltação e a marchinha, abrindo caminho para a bossa-nova. Destacam- se, também, as suas facetas múltiplas como locutor esportivo, redator, radialista, vereador. O presente trabalho aborda a obra de Ary Barroso, como compositor, particularmente, os sambas-exaltação, um gênero musical sofisticado e que apresenta características de grande sentimento ao Brasil. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise dos sambas-exaltação do compositor Ary Barroso, mostrando traços de relato épico. Pesquisou-se, também, se a concepção musical dos sambas-exaltação pode ser compatível com o estilo do modernismo. Como suporte para o estudo das letras das músicas, utilizou-se o livro Canção popular no Brasil, de 2010, de Santuza Cambraia Naves, e O violão azul, escrito pela mesma autora, datado de 1998. Podem ser observadas características de relato épico como o uso de palavras repetidas, bem como de adjetivos veementes e do discurso direto. Ressaltam-se outras particularidades como a apresentação das músicas em estilo pomposo, com o uso de epítetos majestosos e o uso de tons de glorificação ao povo eleito como na epopéia. Os arranjos grandiloquentes, autenticamente nacionais como a estética desenvolvida por Villa- Lobos no início dos anos 30, mostram que o samba-exaltação concilia-o com o estilo do modernismo.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectAry Barrosopt_BR
dc.subjectSamba-exaltaçãopt_BR
dc.subjectÉpicopt_BR
dc.subjectBrazilian popular musicpt_BR
dc.subjectAry Barrosopt_BR
dc.subjectSamba-exaltationpt_BR
dc.subjectEpicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleOs sambas-exaltação e o épico de Ary Barrosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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