https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11015
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marialuciavieiracarvalho.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Talmas, Elismara Vaz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3001363203951235 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Castro, Sebastião Luís Petronilho de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Gabriel Pigozzo Tânus Cherpp | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Elita Betânia de Andrade | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Maria Lúcia Vieira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T16:48:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-10-08T16:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11015 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Conforme a ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA: Manual de diagnósticos e estatísticos de transtornos mentais (1994, p42), o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se caracteriza principalmente pelo prejuízo no desenvolvimento da interação social e da comunicação, havendo ou não atrasos do desenvolvimento da linguagem. Isso significa que algumas crianças autistas são verbais e outras não verbais. As verbais podem apresentar uso estereotipado e repetitivo, ou uma linguagem sem funcionalidade. Os estudos mais recentes sobre o espectro revelam que a intervenção pedagógica e terapêutica nas crianças com esse transtorno, precisa ser a mais precoce possível, quanto mais cedo a intervenção melhor será a evolução do desenvolvimento dessa criança. No entanto, segundo a lei nº 12.764, que institui a "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista", veio pra reforçar o direito de inclusão da criança com autismo, mas sabe-se que a lei, por si, não garante que a inclusão ocorra de fato em sala de aula. “Por trás da discussão sobre matricular ou não crianças autistas em escolas regulares, escondem-se a falta de conhecimento sobre o problema e as dificuldades que as instituições enfrentam para lidar com a diversidade como um todo”.(MEIRELLES-2013) Essa pesquisa pretende contribuir com práticas pedagógicas que serão relevantes no processo de inclusão das crianças com autismo, oferecendo embasamentos teóricos e estratégias que poderão auxiliar na inclusão, no sentido de ressignificar o espaço escolar | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Espectro autista | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Transtorno do espectro autista e o processo de inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License